Cotidiano

Gestão ambiental recebe certificação do Tecpar

Foz do Iguaçu – Auditores externos confirmaram que a operação dos sistemas de água e de esgoto de Foz do Iguaçu continua ambientalmente correta. A avaliação das instalações da Sanepar foi feita por auditores do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), empresa certificadora do selo ambiental ISO 14.001 – versão 2015. Eles visitaram as estações de tratamento de água e de esgoto, estações elevatórias, canteiros de obras e conversaram com empregados para verificar se os requisitos da norma são aplicados.

De acordo com o auditor Carlos Alberto Benetti de Paula, não foram encontradas inconformidades no sistema. Ele fez sugestões para melhorar algumas atividades.

O gerente da Sanepar, Nilton Perez, disse que o resultado demonstra que a empresa está no caminho certo, com respeito ao cliente e ao meio ambiente, cumprindo a legislação e tornando acessível o saneamento ambiental à população de Foz do Iguaçu. Ele lembrou que o sistema de Foz do Iguaçu mantém a certificação há 18 anos. “Isso só é possível pelo trabalho dos empregados da Sanepar que atuam na cidade”, afirmou.

O sistema de Foz do Iguaçu foi certificado pela primeira vez em 1999. Desde então passa por auditorias externas anuais que analisam se a prática adotada pela empresa está em conformidade com a legislação ambiental e de acordo com o estabelecido na norma.