Cotidiano

Gestantes e bebês indígenas têm atendimento especial no Paraná

O objetivo é garantir o acesso da comunidade a todas as consultas, exames e demais serviços

Curitiba – O Governo do Paraná trabalha em parceria com o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) – Litoral Sul – para melhorar a qualidade do atendimento de gestantes e bebês indígenas pela Rede Mãe Paranaense.

O objetivo é garantir o acesso da comunidade a todas as consultas, exames e demais serviços necessários para o acompanhamento da gestação e do desenvolvimento dos bebês, em especial até o primeiro ano de vida.

A parceria surgiu da necessidade de articular ações conjuntas para reduzir os índices de mortalidade materna e infantil relacionados à etnia indígena. Atualmente, o que mais preocupa é o número de óbitos infantis, que em muitos casos poderiam ter sido evitados se houvesse um trabalho de acompanhamento mais próximo.

Ao analisar o perfil dos óbitos infantis da população indígena paranaense, as autoridades de saúde descobriram que a maior parte das mortes aconteceu no período pós-neonatal – entre o 28º e o 364º dia de vida do bebê. Diferente do que ocorre com crianças de outras etnias, cuja maioria das mortes é registrada durante o período perinatal, entre a 22ª semana de gestação e o 7º dia de vida da criança.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Estadual da Saúde, Shunaida Sonobe, os dados mostram que é preciso reforçar a atenção à saúde das crianças indígenas quando elas já estão em casa, após a alta hospitalar.

“Estamos trabalhando para articular o trabalho desenvolvido pelas equipes responsáveis pelo atendimento de saúde nas aldeias com o restante da rede pública. Só assim poderemos intervir de forma eficaz na prevenção de mortes precoces”, afirmou.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)