Esportes

Gérson recorda momentos com Torres: 'Não era um capitão como outro qualquer'

Companheiro de Carlos Alberto Torres na Copa de 1970, Gérson estava emocionado com a notícia do falecimento do ex-lateral. Revelando que tinha almoço marcado com Torres para depois das eleições, o camisa 8 da seleção tricampeã diz que o país perdeu um profissional da melhor qualidade.

– Ele tinha a importância de um capitão de seleção tricampeã do mundo. E em 70, fomos nós, os jogadores, que o elegemos capitão. Não foi a direção. Se você pegar a seleção de 70, vai pegar nomes de primeiríssima qualidade. E ele falava por esses nomes. Não preciso dizer mais nada dele – disse Gérson ao Sportv.

– Ele foi capitão em todos os clubes. Não era um capitão como outro qualquer, só para o cara ou coroa. O grupo de 70 não o chamava pelo nome, mas como ‘Capita’. Ele era o cara.

Acrescentando que Torres ‘tinha uma importância capital dentro e fora das quatro linhas’, Gérson disse que provavelmente o futebol brasileiro não terá mais um capitão do mesmo nível.

– A liderança que ele tinha nunca mais vamos ter. Do jeito que ele era, se comportava, falava, posso dizer com franqueza: não vai mais ter igual.

20140320-164917.jpg

Técnico da seleção brasileira tetracampeã do mundo em 1994, Carlos Alberto Parreira era um jovem de apenas 27 anos que trabalhava como preparador físico do Brasil durante a Copa de 1970. Nervoso antes da final contra a Itália, Parreira recorda que foi acalmado pelo capitão Carlos Alberto Torres.

– Ele tinha confiança que íamos ganhar. Falou ‘Com o time que temos, com os jogadores que temos, vamos ganhar mole’ – disse Parreira ao Sportv.

Parreira recordou as características de liderança do ‘Capita’.

– Ele era bem articulado, tinha postura fora do campo, e tinha liderança técnica também por sua qualidade. Na Copa de 70, foram cinco meses de trabalho e convivência. Ele foi um líder, ajudou muito a comissão técnica.

Zagueiro da Copa de 70, Brito também lamentou a perda do ex-companheiro.

– Ele nunca precisou se impor pelo grito. Era super calmo, educado.