Cotidiano

Gerente de restaurantes inaugura casa própria e toma conta das panelas

2016 918822009-201606241230171551.jpg_20160624.jpg

RIO ? O chef Marcio Moutinho é aquele cara que sempre trabalhou perto do que gosta, literalmente. Formado em Hotelaria, já gerenciou um dos restaurantes do Copacabana Palace, além do Botega del Vino e do Sushi Leblon, todos na Zona Sul. Seus empregos o deixavam ao lado da cozinha, mas em funções bem diferentes. Em maio,porém, ele pulou para o ?outro lado do balcão? e assumiu as panelas do Aloha, estabelecimento do qual é sócio.

restaurantes Barra 1007

Moutinho é autodidata, e diz ter dois grandes professores: o chef Luiz Incao, que conheceu no Copacabana Palace; e o chef Pedro Pêssego, com quem trabalhou no Botega. Os ?treinos? foram realizados em casa, para alegria de sua mulher e do casal de filhos (outra menina está a caminho).

? Eles foram dois grandes mestres que me incentivaram muito a pular para esse lado ? afirma.

A inspiração para a criação do cardápio, conta, veio da dificuldade de encontrar a comida de que gosta em outros restaurantes. Ele aposta nas culinárias brasileira e internacional, mas com uma pegada mais saudável.

? Temos um menu com comidas tradicionais, mas com insumos e preparos saudáveis. Fugimos das gorduras e das frituras, por exemplo. Isso vem do conceito da dieta do carioca, que faz exercício ao ar livre e regime, mas não dispensa um chope. O carioca é o único capaz de pedir uma salada e um chope, e temos condições de atender a essa necessidade ? explica.