Cotidiano

Geraldo Júlio lidera disputa pela Prefeitura de Recife, aponta Datafolha

2016 942292701-201609301904017414.jpg_20160930.jpgBRASÍLIA ? Na primeira pesquisa de intenção de votos do Instituto Datafolha sobre a disputa em segundo turno pela prefeitura de Recife, o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) aparece à frente de João Paulo (PT). Candidato à reeleição, Geraldo Júlio tem 47% das intenções de voto contra 34% do petista João Paulo. O levantamento registrou 13% de votos brancos e nulos e 6% de indecisos. Considerando apenas os votos válidos, o atual prefeito está com 58% e João Paulo, que também já comandou a cidade, com 42%.

A pesquisa foi feita ontem, dia 11 de outubro, com 1.023 eleitores e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo PE-05480/2016.

MIGRAÇÃO DE VOTOS

O levantamento perguntou ainda como votaram os eleitores que no primeiro turno apoiaram outros candidatos. Segundo as respostas, 50% dos que votaram no tucano Daniel Coelho agora declararam opção por Geraldo Júlio e 26% disseram que votarão em João Paulo. Os eleitores que votaram em Priscilla Krause (DEM) declararam que neste segundo turno votarão da seguinte forma: 47% em Carlos Eduardo e 25% em João Paulo.

No primeiro turno, o atual prefeito obteve 49,3% dos votos e João Paulo, 23,8%. O candidato do PSDB, deputado Daniel Coelho, conquistou 18,6% dos votos e Priscila Krause, 5,4%. Embora no dia seguinte à eleição Coelho tenha dito que se manteria neutro na disputa de segundo turno, PSDB e DEM anunciaram apoio ao candidato do PSB.

Geraldo Júlio concorre à reeleição em coligação composta por 20 partidos. As alianças vão desde o PCdoB, partido do vice-prefeito Luciano Siqueira, ao PMDB do presidente Michel Temer. Em 2012, com a força política de Eduardo Campos, ex-governador do estado que morreu em acidente de avião quando concorria à Presidência da República, Geraldo Júlio elegeu-se prefeito em primeiro turno, derrotando o senador petista Humberto Costa. Na época, João Paulo concorreu como vice de Humberto Campos.

Candidato a vice-prefeito na chapa do petista João Paulo, Silvio Costa Filho afirmou que a propaganda eleitoral começou na última segunda-feira e que a expectativa da campanha é a de que o momento de maior reflexão está começando.

? Ainda é muito o retrato do primeiro turno. A propaganda na TV começou na última segunda e as campanhas estão indo para as ruas. O momento de maior reflexão começa agora ? afirmou o candidato a vice-prefeito.