Economia

Geração de empregos no oeste tem melhor saldo pós-pandemia

Na região, 14 dos 50 municípios dispensaram mais do que contrataram

Construção civil
Construção civil

Foz do Iguaçu – Com a abertura de praticamente todas as atividades econômicas, o mês de setembro mostrou significativa recuperação na geração de mão de obra com carteira assinada. O oeste registrou o melhor mês desde a pandemia, com saldo positivo de 1.756 vagas. O Paraná abriu 19.732 postos de trabalho, o segundo melhor resultado do ano e, o Brasil, teve seu melhor desempenho de 2020, com 313.564 vagas criadas. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados ontem pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

Na região, 14 dos 50 municípios dispensaram mais do que contrataram. O destaque negativo ficou para Matelândia, com o segundo mês negativo.

Cascavel aparece com a maior geração de empregos pós-pandemia, com 679 vagas abertas, revertendo resultado negativo de agosto, e alcançando 830 novos contratados no ano.

A boa surpresa ficou com Foz do Iguaçu que, pela primeira vez desde que o fantasma do novo coronavírus aportou na região, contratou mais do que demitiu. O saldo de setembro é de 221 carteiras assinadas, quase zerando o déficit no ano.

No acumulado dos nove meses, chamam a atenção o desempenho de Matelândia, com 1.764 vagas abertas neste ano, Toledo, com 1.598 e Palotina, com 1.088.

O oeste acumula 2.160 novos contratados e o Paraná, pela primeira vez desde março, volta a ter saldo positivo no ano.

Pandemia

Considerando apenas o período da pandemia, de março a setembro, 20% dos municípios mantêm resultado negativo. No total, a região registra 4.021 postos de trabalho formais fechados. No Paraná, o acumulado é de 45.632 vagas cerradas e, no País, 897.232.

A situação mais crítica continua na região de fronteira. Foz perdeu 6.427 empregos com carteira assinada no período, seguido de Terra Roxa (-136) e Guaíra (-128).


Leia também:

Paraná abre mais de 19 mil empregos e volta a ter saldo positivo no ano

Empregos: país registra melhor nível em dez anos