Educação

Geração de bioenergia é tema de visita de diretor da Tecpar a Toledo

Reunião foi acompanhada pelo secretário especial de Governo, Mario Bracht, e do diretor-executivo da Funtec

Geração de bioenergia é tema de visita de diretor da Tecpar a Toledo

Toledo – Fazer de Toledo uma referência internacional em geração de energia a partir da biomassa residual da suinocultura de forma a agregar valor à produção agropecuária. Este é um dos grandes projetos que a administração municipal pretende implantar nos próximos anos e um passo importante nesta direção foi dado na tarde dessa terça-feira (26).

Acompanhado pelo secretário especial de Governo, Mario Bracht, e do diretor-executivo da Funtec (Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo), Carlos Alberto Nascimento, o prefeito Beto Lunitti recebeu na Sala de Reuniões de seu gabinete o diretor de Tecpar (Tecnologia e Inovação do Instituto Tecnológico do Paraná), Carlos Gomes Pessoa. Em pauta, a discussão de um novo protocolo de intenções que visa “ações para verificação de viabilidade de utilização compartilhada do futuro laboratório da Cidade de Toledo para Análise de Potencial Metanogênico de resíduos orgânicos, assim como aferições de potencial energético do biogás e dos biofertilizantes produzidos na digestão anaeróbica destes resíduos”.

Documento dessa natureza foi assinado em 17 de janeiro do ano passado, porém, em razão do prazo de um ano para a execução, ele já expirou. Contudo, as partes demonstraram interesse em voltar a firmar parceria, mas em outros termos, isto é, em torno de um projeto mais amplo, que torne mais fácil a adesão por parte dos suinocultores, fornecedores da matéria-prima necessária para a geração de energia elétrica a partir da biomassa.

O secretário especial de Governo enfatiza que esse projeto se faz necessário em meio à tendência de crescimento significativo da suinocultura nos próximos anos. “Em breve, o Paraná será zona livre de febre aftosa, o que permitirá uma expansão dessa atividade a ponto de talvez ultrapassarmos Santa Catarina na liderança nacional na criação e no abate de suínos. Para agregarmos valor a esta, é necessário aproveitarmos o potencial energético das propriedades, o que se tornará mais fácil com uma parceria com o Tecpar, que nos ajudará a avaliar toda a cadeia produtiva”, observa. “Considerando as características do nosso município, temos um potencial gigantesco para ser modelo na geração de energia a partir de biomassa”.

O diretor de Tecnologia e Inovação do Tecpar assegurou que o instituto está à disposição de Toledo. “Sabemos que há alguns projetos já em andamento no Município, alguns até que precisaram ser adequados para atender melhor às demandas, mas seja qual o tamanho das unidades geradoras, queremos auxiliar no que for possível”, garante Carlos Gomes Pessoa.