Cotidiano

Gênero neutro: Câmara do Canadá aprova lei que altera hino nacional

RIO- A Câmara do Canadá aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que altera o hino nacional do país para que ele tenha um “gênero neutro”. O placar da votação registrou 225 votos a favor contra 74. A proposta é de autoria do liberal Mauril Belanger e agora segue para o Senado para apreciação.

A lei modifica a segunda linha do hino nacional na qual se diz “em todos vossos filhos comanda”. Na nova grafia, o trecho ficaria “em todos nós comanda”. Após a aprovação do projeto, os deputados ficaram de pé e cantaram o hino nacional.

A deputada Christine Moore, do Novo Partido Democrático, comentou sobre a aprovação do projeto na câmara. Segundo ela, embora seja uma alteração simples é muito significativa para as mulheres:

” Estamos em 2016. A população canadense vai entender porque queremos fazer a mudança. Não é uma grande mudança, e não haverá uma grande diferença no hino nacional, mas a diferença é significativa para as mulheres em todo o Canadá.”

A senadora Nancy Ruth afirmou que acredita que o projeto tenha apoio necessário para ser aprovado pela Casa. No entanto, ainda não é possível saber quando a pauta irá para votação.