Cotidiano

Geladeira solidária

Uma ideia simples e inovadora lançada em maio de 2015 em Bruxelas, na Bélgica, percorre vários países e ajuda a mudar a realidade de pessoas que pouco ou nada têm. É a Geladeira Solidária, uma ação que promove a caridade e o combate ao desperdício. O projeto chega também ao Brasil, um dos campeões mundiais em descarte de alimentos.

Mesmo com percentual significativo de famílias em situação de miséria, perto de 30% de todos os alimentos cultivados, distribuídos ou vendidos se perdem no País. A Loja Maçônica Cavaleiros de York, de Cascavel, soma-se ao projeto originado na Europa e faz a sua parte ao estender a mão ao próximo e ao contribuir para reduzir perdas que custam caro ao País e à sua economia.

Pioneira

A Cavaleiros de York é uma das pioneiras no Brasil e a primeira loja maçônica da região Oeste do Paraná a se integrar a essa iniciativa transformadora. A Geladeira Solidária que será mantida com a colaboração da loja, e por todas as pessoas e empresas que quiserem se aliar à ação, vai ser oficialmente entregue à comunidade na quarta-feira, 1º de novembro, em cerimônia às 20h na Quinta da Oliva, pizzaria localizada na esquina das ruas Erechim e Vicente Machado, onde a geladeira foi instalada.

Simplicidade e alcance

O advogado e agropecuarista Salazar Barreiros Júnior, que sugeriu a adoção do projeto à Loja Cavaleiros de York, diz que a Geladeira Solidária, devido à sua simplicidade e alcance, tem rápida disseminação pelo mundo. “Na Europa não são apenas moradores de ruas, pedintes ou mendigos que usufruem dos alimentos doados, mas viajantes de baixa renda e mochileiros. Todos que quiserem têm ali um local para apanhar o que quiserem para saciar sua fome e sede”. A recomendação a todos que quiserem e puderem doar é que levem à geladeira alimentos dentro do prazo de validade, embalados ou acondicionados em sacolas ou recipientes plásticos.