Cotidiano

Geddel terá que rever conceitos sobre caixa 2, diz relator da proposta que criminaliza a prática

BRASÍLIA – Relator das dez medidas de combate à corrupção propostas pelo Ministério Público, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) reagiu nesta quarta feira às declarações do ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) sobre criminalização do caixa 2 de campanhas eleitorais. Ao GLOBO Geddel disse entender que a prática não é crime e os que cometeram esse tipo de delito no passado não devem ser punidos. Para Lorenzoni, Geddel terá que rever seus conceitos porque a sociedade quer e a comissão especial aprovará a criminalização.

? Não temos mais espaço para tratar o caixa 2 como crime menor no Brasil. Isso acabou lá atrás com o Márcio Thomaz Bastos e o Lula em 2006, no escândalo do mensalão. A sociedade brasileira quer que o Caixa 2 seja criminalizado e a comissão aprovará isso ? disse Onyx, acrescentando:

? O ministro terá que rever seus conceitos.

Onyx destaca que a criminalização do caixa 2 está entre as dez medidas de combate à corrupção proposta pelo MP e que chegou ao Congresso Nacional, em forma de projeto de lei de iniciativa popular, com o apoio de mais de 2,5 milhões de brasileiros. Segundo Onyx, a comissão está debatendo todas as medidas propostas e a criminalização do caixa 2 será analisada com cuidado, mas firmeza. A intenção é aprovar o relatório no final de outubro.