Cotidiano

Geddel entrega carta de demissão a Temer

62860694_BRASIL - BRASÍLIA -BSB - 22-11-2016 - O ministro Geddel Vieira LIma da Secretaria da Pr.jpgBRASÍLIA – O ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), acusado de tráfico de influência pelo ex-ministro Marcelo Calero (Cultura), entregou na manhã desta sexta-feira sua carta de demissão.

Geddel foi acusado pelo ex-ministro de tentar pressioná-lo a liberar as obras do prédio La Vue, na ladeira da Barra, uma das áreas mais valorizadas de Salvador, embargadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A tendência é que a Procuradoria-Geral da República (PGR) peça a abertura de inquérito contra o ministro da Secretaria de Governo.

No depoimento à Polícia Federal, o ex-ministro da Cultura acusou Temer de também pressioná-lo a liberar as obras do prédio. Calero disse que Temer o chamou ao Palácio do Planalto e determinou que ele ?construísse uma saída? porque a decisão do Iphan teria criado ?dificuldades operacionais? no gabinete dele, especialmente com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. O conteúdo do depoimento do ex-ministro foi divulgado pela Folha de S.Paulo e confirmado pelo GLOBO.

O presidente Michel Temer admitiu que esteve duas vezes com o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, mas negou tê-lo pressionado. Segundo Temer, a reunião aconteceu para tentar dirimir um conflito entre dois ministros. Por meio do seu porta-voz, Alexandre Parola, Temer disse que “jamais induziu algum deles a tomar decisão que ferisse normas internas ou suas convicções”. O Palácio do Planalto teme que Calero tenha gravado a conversa que teve com Temer no último encontro que manteve com ele, na quinta-feira da semana passada, véspera de sua demissão.

IMG_0802.JPG