Policial

GDE: crimes contra patrimônio representam 48% das prisões

Durante todo o ano passado foram levadas à prisão 238 pessoas

Cascavel – O GDE (Grupo de Diligências Especiais) da 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel divulgou um balanço das detenções realizadas em 2015. Durante todo o ano passado foram levadas à prisão 238 pessoas envolvidas em práticas criminosas como roubos, furtos, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, entre outras.

De todas as prisões realizadas pelo GDE, 114 tiveram relação com crimes contra o patrimônio – furtos, roubos e receptação. Isso representa 48% do total. Em segundo lugar aparecem os crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes, com 30% – ou seja, 71 prisões. Outras 52 detenções – 22% do total – foram relativas a outros tipos de crimes.

Ainda conforme o balanço divulgado pelo GDE, 73% das prisões foram realizadas em flagrante. Os 27% restantes aconteceram em cumprimento de mandados judiciais.

Além das prisões, o balanço apresentado mostra uma quantidade significativa de materiais ilícitos retirados de circulação. Em 2015, o GDE apreendeu 5,9 toneladas de maconha e 96 quilos de crack, além de 32 armas de fogo – entre elas, um fuzil AK-47.

De acordo com o GDE, “o trabalho de investigação requer comprometimento dos policiais envolvidos, investigadores, escrivães e delegados, pois as quadrilhas que têm sido desmanteladas são aquelas que usam de todo o tipo de saídas para as práticas criminosas, e muitas delas conseguem escapar às ações policiais ostensivas”.