Esportes

Gatlin ganha 100m na Liga Diamante com melhor tempo do ano na prova

201605281954544437_AP.jpgEUGENE, EUA – Justin Gatlin mandou novo recado a Usain Bolt. Ontem, na quarta etapa da Liga Diamante, em Eugene, o americano venceu a principal prévia dos 100m rasos para os Jogos Olímpicos ao derrotar a maioria dos principais velocistas da atualidade e, de quebra, estabelecer a melhor marca da distância no ano: 9s88. Bolt, Gatlin e mais do atletismo

Entre os adversários estavam o jamaicano Asafa Powell, o americano Tyson Gay, o qatari Femi Ogunode (até então dono do melhor tempo do ano, 9s91) e o canadense Andre de Grasse (bronze no Mundial de Pequim, em 2015). Nesta lista, além de Bolt, faltou apenas o também jamaicano Yohan Blake para fechar o seleto grupo dos principais nomes dos 100m na atualidade.

? Fiz uma corrida excelente. Meus primeiros 40 metros foram muito bons. Consegui relaxar no final, algo que ainda não havia acontecido nesta temporada ? disse Gatlin, que segue treinando no estilo Mike Tyson. ? Continuo nocauteando meus adversários e mantendo o gingado. Será uma temporada muito longa e importante. Então, preciso fazer uma preparação inteligente.

Asafa Powell, que terminou na segunda colocação, com 9s94, não gostou do que viu. Logo após a prova, saiu com rosto de poucos amigos e não falou com a imprensa nem atendeu aos fãs. O jamaicano estava com um semblante de preocupação e frustração. Caso converse com seu compatriota Bolt sobre o assunto, as notícias serão de que ambos terão um imenso desafio pela frente no Rio-2016 para tentar manter o título em seu país.

ENCONTRO RARO

bolt_reuters.jpgAsafa, Bolt e Blake, entretanto, vão se desafiar mais duas vezes antes do megaevento: no Grand Prix da Jamaica e no pré-olímpico do país, respectivamente, nos próximos dias 11 e 30 de junho.

Além de mandar recado a Bolt, a prova também foi uma prévia do pré-olímpico americano de atletismo, que será disputado em 1º de julho. Gatlin confirmou a condição de favorito. Seu principal rival no país, Tyson Gay não foi mal, terminou na terceira colocação, com 9s98, em sua segunda prova na temporada.

? O nível da prova estava muito alto. Ainda estou nos meus 80%. Não cheguei no meu ápice ? avisou Tyson.

Além da velocidade, a prova dos 100m rasos é também um jogo de quebra-cabeça. Os principais velocistas da atualidade escolhem estrategicamente seus adversários: os dois últimos campeões olímpicos, Gatlin (Atenas-2004) e Bolt (Pequim-2008 e Londres-2012), só se enfrentam em ocasiões mais que especiais. Ou seja, esse duelo só existe em Mundial ou Olimpíada. Por isso, uma lista com tantos nomes de alto nível, como em Eugene, não se repetirá antes da Rio-2016.

A última derrota de Gatlin foi em Pequim-2015, quando deixou a medalha de ouro escapara por 0,1 segundo para Bolt. Antes disso, o americano estava invicto há 28 corridas.

*O repórter viaja a convite da IAAF