Esportes

Gatito brilha nos pênaltis e Botafogo despacha o Olimpia na Libertadores

65320692_Brazil%27s Botafogo fans cheer for their team before a a Copa Libertadores soccer match a.jpg

O destino escreveu certo por linhas tortas para o Botafogo no Paraguai. O goleiro Gatito Fernandez saiu do banco de reservas no segundo tempo, após a lesão do titular Helton Leite, para tornar-se um herói improvável da classificação do Botafogo à fase de grupos da Libertadores, ao defender três cobranças do Olimpia na disputa por pênaltis.

O time paraguaio havia forçado as penalidades máximas após vencer por 1 a 0 no tempo regulamentar, com gol de Montenegro, repetindo o placar feito pelo Botafogo no jogo de ida. Gatito, com muita frieza, defendeu as duas primeiras cobranças e ainda pegou o quarto chute para abreviar o sofrimento alvinegro, despachar o Olimpia e garantir o Botafogo no Grupo A da Libertadores, com Atlético Nacional (COL), Estudiantes (ARG) e Barcelona (EQU).

PRESSÃO NO SEGUNDO TEMPO

O Botafogo terminou o primeiro tempo com apenas 38% da posse de bola, mas sem deixar o Olimpia criar perigo substancial. A única chance clara do time paraguaio veio aos 44, quando o volante Ortiz exigiu Helton Leite em chute de fora da área.

Veio o segundo tempo, porém, e com ele cresceu o ímpeto do Olimpia. Com o experiente centroavante Roque Santa Cruz em campo no lugar de Ortiz, o time paraguaio passou a reter mais a bola no ataque e, com isso, tornou-se ameaçador. Aos 13, o lateral-esquerdo Giménez acertou um chute indefensável, no ângulo, que balançou a rede de Helton Leite, mas o árbitro anulou por conta de um impedimento na origem do lance.

Os problemas do Botafogo estavam só começando. Após saltar no lance anulado, Helton Leite sentiu a coxa direita e precisou ser substituído por Gatito Fernández, que havia ficado no banco de reservas justamente por não ter totais condições de jogo após uma lesão muscular.

O Olimpia seguiu no ataque, obrigando Gatito a se desdobrar. O goleiro, porém, nada conseguiu fazer aos 34 do segundo tempo, quando Santa Cruz tocou de calcanhar e Montenegro, na cara do gol, chutou no canto para fazer o gol do time paraguaio.

GATITO TORNA-SE HERÓI

Seria perfeitamente possíve que, derrotado no tempo regulamentar e tendo um estádio contra si nos pênaltis, o Botafogo sentisse os nervos à flor da pele. Gatito Fernandez, porém, parecia frio como uma rocha.

Na primeira cobrança, do volante Ortiz, Gatito voou no canto certo e fez a defesa. O segundo chute do Olimpia foi do meia Mendoza, que decidiu fazer diferente e soltou uma bomba no meio do gol. Gatito, porém, não se moveu e defendeu mais uma.

No terceiro chute, o lateral Ferreira conseguiu deslocar o goleiro do Botafogo para fazer o único gol do Olimpia nas penalidades. Enquanto isso, os cobradores do alvinegro carioca — Camilo, Pimpão e Victor Luis — convertiam seus chutes, deixando o Botafogo com 3 a 1 de vantagem. Benítez, o craque do Olimpia, viu o quarto chute transformar-se na terceira defesa de Gatito, um gigante nos pênaltis. Botafogo classificado.

FICHA DO JOGO:

Olimpia: Azcona, Rodi Ferreira, Pellerano, Cañete (Bogado) e Fernando Giménez; Riveros (Jorge Mendoza), Richard Ortiz, Fernández (Santa Cruz) e Julián Benítez; Mouche e Montenegro.

Botafogo: Helton Leite (Gatito Ferndández), Marcelo, Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Airton (Guilherme), Bruno Silva, João Paulo e Matheus Fernandes (Gílson); Camilo e Rodrigo Pimpão.

Gols: 2T: Montenegro aos 34m.

Nos pênaltis: Marcaram Ferreira (Olimpia); Camilo, Pimpão e Victor Luís (Botafogo).

Juiz: Julio Bascuñán (CHI).

Cartões amarelos: Marcelo, Carli, Bruno Silva e Fernández.

Local: Defensores del Chaco, em Assunção.