Cotidiano

Gás de cozinha sobe de novo hoje

Brasília – A Petrobras elevará os preços do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 kg, o gás de cozinha, em 8,9% a partir desta terça-feira (5). Segundo a estatal, o reajuste é devido à alta das cotações do produto nos mercados internacionais.

Desde junho, quando os reajustes passaram a ser mais constantes, já foram praticados seis aumentos e uma redução no preço.

Conforme a Petrobras, o preço final ao consumidor vai depender de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores. O aumento não se aplica ao preço do gás destinado a uso industrial e comercial.

No ano, o preço médio do gás de cozinha no País acumula alta de 17,7%, segundo dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O valor médio do botijão para o consumidor saltou de R$ 55,74 na primeira semana de janeiro para R$ 65,64 na semana encerrada em 2 de dezembro.

Pela nova política de preços adotada pela Petrobras desde junho, o preço do GLP passou a ser revisado todos os meses.

O último reajuste feito pela Petrobras aos preços cobrados das distribuidoras ocorreu há cerca de um mês e foi de 4,5%. Confira na tabela todos os últimos reajustes.

Em nota, o Sindigás (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo) informou que o reajuste oscilará entre 7,3% e 9,9%, de acordo com o polo de suprimento. Pelos cálculos da instituição, o ajuste anunciado deixa o preço praticado pela Petrobras para as embalagens de até 13 quilos aproximadamente 1,3% abaixo do preço de paridade internacional.

Reajustes praticados desde junho de 2017

Data percentual

4/07 -4,5%

4/08 +6,9%

5/09 +2,2%

25/09 +6,9%

10/10 +12,9%

3/11 +4,5%

4/12 +8,9%