Cotidiano

Garotinho, em gravação, fala em acordo para filha assumir secretaria de Crivella

INFOCHPDPICT000062356465

RIO ? Uma gravação telefônica interceptada pela Polícia Federal no dia seguinte à eleição de Marcelo Crivella (PRB) à prefeitura do Rio mostra a expectativa do ex-governador Anthony Garotinho de que a filha, a deputada federal Clarissa Garotinho (PRB-RJ), seja nomeada no governo. Na conversa, o ex-governador cita um acordo com o então candidato do PRB, hoje prefeito eleito, para que Clarissa comandasse o Desenvolvimento Social. Segundo interlocutores de Crivella, ela terá mesmo espaço, mas será titular da Secretaria de Trabalho. Durante a campanha, Crivella negou a negociação de cargos com Garotinho e tentou mostrar distanciamento do aliado. Garotinho

Garotinho classificou a Secretaria de Desenvolvimento Social de ?operacional?, importante para montar uma base para seu grupo político. Em outro trecho, o ex-governador demonstra interesse de concorrer ao Senado em 2018. A conversa foi gravada no dia 31 de outubro, com autorização da Justiça, e integra os autos do processo da Operação Chequinho. Garotinho fala com um interlocutor identificado como Cleiton de Souza, assessor parlamentar do prefeito eleito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PR).

?Clarissa vai ser secretária, provavelmente, o Crivella vai convidar ela (sic), de Ação Social (Desenvolvimento Social) no Rio, pra montar nossa base. Será que não era melhor para você (Cleiton), ao invés de cuidar de política, pegar uma secretaria operacional, tipo essa assim, Ação Social??, argumenta Garotinho.

Os dois conversam também a respeito da futura formação da gestão em Nova Iguaçu, e Cleiton demonstra interesse em ocupar a Secretaria de Governo, por ser a pasta responsável, segundo ele, por ?operar? todas as outras. Em outro trecho, Garotinho volta a tratar da indicação de Clarissa para o governo Crivella.

Garotinho fala de Crivella

?Minha preocupação, por exemplo, é que, porra, vamos lá que o Crivella cumpra (o acordo) e dê a Secretaria de Ação Social (para Clarissa)?, diz o ex-governador.

?Vai dar, vai dar, vai dar?, responde Cleiton.

?Vai dar, né? Ele vai dar??, insiste Garotinho.

?Ah, acho que vai, claro?, afirma o aliado.

?Então, aí Clarissa pode montar um programaço, aproveitar aquele povo todo nosso na Zona Oeste, nosso colegas nas comunidades que estão tudo (sic) aí entregues às baratas, sofrendo e tal?, reforça o ex-governador.

Em novembro, Garotinho foi preso, acusado de coagir testemunhas e obstruir o trabalho da PF, em investigação sobre uso irregular de recursos de um programa social de Campos. Garotinho, que foi solto por decisão do TSE, nega as acusações e se diz vítima de perseguição.

DE OLHO NO SENADO

Presidente estadual do PR, o ex-governador Anthony Garotinho se articula internamente para manter o comando do partido e almeja uma candidatura ao Senado em 2018. A participação da filha, a deputada federal Clarissa Garotinho (PRB-RJ), no futuro governo de Marcelo Crivella é um fator importante no xadrez político. Na conversa interceptada pela Polícia Federal, Garotinho mostra preocupação em deixar claro para o comando nacional do partido que a legenda teve um bom desempenho no estado nas eleições municipais. Uma das possibilidades avaliadas pelo comando da sigla é um convite ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), o que esvaziaria o poder do ex-governador.

?O Valdemar já devia ter me ligado. Ele não me deu um telefonema até agora. Então o que eu acho? Os prefeitos eleitos, porque qual era o papo que estava rodando? ?Porra, perdemos tudo, perdemos São Gonçalo, perdemos Campos”. Nós crescemos no estado, fizemos mais vereador, fizemos mais… Se você somar São João de Meriti com Nova Iguaçu, é maior que São Gonçalo?, argumenta o ex-governador com Cleiton de Souza Rodrigues, assessor do PR na Assembleia do Rio (Alerj).

garotinho: ?dentro da lei?

O Valdemar citado é o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, que, mesmo não ocupando formalmente a presidência da legenda, exerce grande influência. Em outro momento, o aliado diz a Garotinho que o grupo político precisa montar uma ?base forte? na Baixada Fluminense para evitar que o PR dê uma ?pernada? nele.

Clarissa se filiou ao PRB, a convite do prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella, após ter sido expulsa do PR por ter contrariado a orientação do partido e votado a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estipula um teto para os gastos do governo federal durante vinte anos. Antes de ser anunciada, Clarissa dissera ao GLOBO que havia sido sondada e que não via nenhum problema em ocupar um cargo na prefeitura.

? Eu o apoiei (a Crivella). Fui responsável por mais que dobrar o tempo de televisão. Se ele me convidar, não haverá nada de estranho. A campanha inteira, ele (Crivella) disse que comigo ele tinha uma excelente relação ? disse a deputada.

Em nota, Garotinho lamentou a divulgação de gravações que ?não dizem respeito ao processo? e destacou que ?trata-se de uma conversa normal e natural, envolvendo articulações políticas, tudo dentro da legalidade?. Antes do anúncio de Clarissa, Crivella negara, via assessoria, o acordo com o ex-governador e ressaltara que o secretariado ainda não estava definido.