Cotidiano

Garotinho deve ficar calado em processo do qual é réu acusado de compra de votos

IMG_1241.JPGCAMPOS DOS GOYTACAZES – O ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, chegou por volta das 13h desta segunda-feira ao Fórum de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, onde participa de uma audiência. Cerca de 50 pessoas o aguardavam e entoaram gritos de apoio, pedindo “justiça”. O advogado de Garotinho, Fernando Fernandes, afirmou que ele não vai prestar depoimento e deve ficar calado. Já o ex-governador disse que vai se pronunciar em juízo, sem dar detalhes.

O ex-governador afirmou na tarde desta segunda-feira que não poderia se pronunciar sobre o processo em que é réu, acusado de usar um programa social para comprar votos, por causa de uma decisão judicial. O despacho em questão o proíbe de usar o próprio blog para comentar a ação, já que, no entendimento da Justiça, ele estava usando o veículo para interferir de forma indevida no processo. Ao chegar ao local, disse pediu solidaride dos jornalistas e afirmou ser censurado.

A expectativa é que 38 testemunhas sejam ouvidas. O defensor alega que o direito à defesa está sendo cerceado e defende a nulidade do processo. Garotinho tentou uma liminar para adiar a audiência desta segunda, o que foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e, depois, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ex-governador foi preso em novembro, mas foi solto por decisão do TSE. O despacho determina que ele não vá a Campos sem autorização judicial.