Cotidiano

Garotinho agiu contra a Polícia Federal antes da prisão

62852574_PA Rio de Janeiro RJ 22-11-2016 - Exgovernador Anthony Garotinho deixa o Hospital Quint.jpgRIO ?Áudios de interceptações telefônicas realizadas pela Polícia Federal durante a Operação Chequinho, que culminou com a prisão de Anthony Garotinho, mostram o ex-governador falando com o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) para combinar uma conversa ?não só institucional? com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. No dia 23 de outubro, um domingo, Garotinho e sua mulher, Rosinha, se reuniram com o ministro em Brasília, em agenda não divulgada oficialmente. Procurado, Moraes confirmou o encontro e disse que o casal queria fazer uma representação por ?suposto abuso de autoridade? contra o delegado da PF em Campos, Paulo Cassiano, responsável pela Chequinho. ?Foram informados que o procedimento a ser seguido era protocolar eventual representação, que seria encaminhada à Polícia Federal?, afirmou em nota.

Garotinho

Documentos obtidos pelo GLOBO mostram que o 23 de outubro foi a data de partida para a ofensiva da família Garotinho contra o delegado Paulo Cassiano. A partir das representações encaminhadas ao ministro da Justiça e à Corregedoria Geral da PF naquele domingo, foram instaurados, no dia 3 de novembro, pela Superintendência da PF no Rio, três procedimentos para investigar o responsável pela Operação Chequinho: um inquérito policial, uma correição extraordinária e uma sindicância. Nas apurações, o inquérito chegou a ser digitalizado.

Os áudios das conversas entre Garotinho e Bacelar mostram que o ex-governador procurou inicialmente o deputado para pedir uma reunião com o corregedor-geral da Polícia Federal, Roberto Cordeiro. O parlamentar, porém, oferece a possibilidade de um encontro com Alexandre de Moraes:

?Tô tentando o ministro para você falar com ele amanhã?, disse Bacelar, na gravação feita no sábado, dia 22 de outubro.

“Se for o ministro, melhor ainda”, diz Garotinho

No dia seguinte, vem a confirmação. Garotinho quer saber do deputado se ele acha que deveria ir acompanhado de um advogado.

?A conversa não é só institucional, não. É institucional também, mas… Bom… Pondera aí…?, diz o ex-governador.

“A conversa não é só institucional, não”, diz Garotinho

Os áudios obtidos não tinham a identificação do interlocutor de Garotinho. O próprio Bacelar confirmou à reportagem que foi procurado pelo ex-governador e que intermediou o encontro com o ministro.

? Ele (Garotinho) é meu amigo. No sábado (22 de outubro), ele me ligou desesperado porque estava tendo um problema. Eu estava almoçando com a minha família. É um absurdo o que aconteceu com ele. É meu amigo, presidente do meu partido no Rio e me confidenciou que estava tendo um problema eleitoral muito grande ? disse o deputado. ? Eu respeito muito o governador Garotinho. Falo com ele sempre. Assim que puder, vou fazer uma visita a ele no Rio.

No dia 22, o parlamentar pergunta a Garotinho se pode ?contar? com Clarissa, em referência à deputada, filha do ex-governador, que havia votado contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos, defendida pelo governo. Àquela altura, o projeto já havia sido aprovado em primeira discussão na Câmara dos Deputados, com o voto contrário de Clarissa. Garotinho sugere que a posição da deputada poderia mudar no decorrer das discussões.

?Eu resolvo. Mas quero resolver aquele assunto?.

No dia seguinte, Bacelar volta ao tema e diz que a posição de Clarissa seria ?importantíssima? na segunda votação da PEC, que aconteceria na terça-feira seguinte, e sobre o ?abuso de autoridade?, em referências às propostas em tramitação no Congresso que, segundo investigadores, podem limitar o poder de investigação.

“Mas isso ela tem que votar a favor. Isso é um absurdo. O que esses caras estão fazendo daqui a pouco o Brasil virou bagunça?, diz Garotinho.

Bacelar nega que tenha ajudado o aliado como uma moeda de troca para que Clarissa se posicionasse a favor da PEC e da proposta do abuso de autoridade. A deputada votou contra a PEC e foi expulsa do PR.

? Não teve acordo nenhum ? afirmou.

O Ministério da Justiça informou em nota que a reunião entre Moraes e o casal Garotinho teria sido pedida por Clarissa.

O delegado Paulo Cassiano não foi encontrado na quarta-feira. No sábado, ele afirmou que havia se colocado à disposição da PF para prestar esclarecimentos, mas não havia obtido resposta.

O advogado de Garotinho Fernando Fernandes afirmou que o ex-governador denuncia três casos de ?tortura psicológica” feita pelo delegado, fazendo com que réus mudassem seus depoimentos por mais de quatro vezes. Segundo o defensor, ?o objetivo é que a investigação seja feita de maneira legal e correta, e que o delegado seja afastado da investigação?. Fernandes ressaltou que não esteve na reunião com o ministro e que Garotinho ?foi acompanhado por outro advogado?.

Ontem, o GLOBO mostrou os áudios ao procurador regional eleitoral do Rio, Sidney Madruga:

? É grave, delicado e deve ser averiguado ? afirmou o procurador.

TRANSCRIÇÃO DAS GRAVAÇÕES

?Levo meu advogado??

22/10/16

Garotinho: ?Olha só, eu preciso agendar com o corregedor-geral da Polícia Federal segunda-feira?

João Bacelar: ?Corregedor da Polícia Federal na segunda-feira… Tô tentando o ministro para você falar com ele amanhã?

Garotinho: ?Se for o ministro, melhor ainda.?

Bacelar: ?Eu tô aqui, já fiz umas ligações, mas até amanhã tem uma posição… Você falar com o ministro pessoalmente.? (…)

Garotinho: ?Vou. Tô sabendo de uma sacanagem aí… E aí eu tenho que desmontar antes.? (…)

Bacelar: ?Agora, Garotinho, deixa eu lhe fazer uma pergunta: fale sobre Clarissa aqui. Nós podemos contar com Clarissa?”

Garotinho: ?Olha, eu converso com ela. Ela tá com uma posição muito contrária àquilo ali e tal, mas eu acho que dá pra virá-la.”

———————————–

23/10/16:

Bacelar: ?Olá, tudo bem? Marcado às 17h, no ministério. Hoje.”

Garotinho: ?Hoje??

Bacelar: ?Hoje.?

Garotinho: ?Hoje, no Ministério da??

Bacelar: ?Justiça?

Garotinho: ?Mas domingo??

Bacelar: ?Hoje. Ele está te aguardando lá, 17h. Não era audiência??

Garotinho: (…) ?é claro…?

Bacelar: ?Então, hoje, marcado. Se arruma e vai pro pau.?

Garotinho: ?Então tá bom. Vou sozinho ou levo meu advogado??

Bacelar: ?Foi marcado para lhe atender, não sabemos qual é o problema, só você me confirmando…?

Garotinho: ?Não, tá confirmado. Só queria saber se eu vou sozinho ou levo meu advogado.?

Bacelar: ?Eu acho que se é uma conversa mais institucional, vai você só.?

Garotinho: ?Não. A conversa não é só institucional, não. É institucional também, mas …Bom… Pondera aí…? (…)

Bacelar: ?Então você leva seu advogado, conversa com ele só, num primeiro momento, e deixa um advogado para um segundo momento.?

Garotinho: ?O advogado vai comigo? Ok, então tá bom?

Bacelar: ?Agora, um segundo ponto. É importantíssima uma ajuda de Clarissa essa semana. A posição individual de Clarissa é importantíssima em dois momentos. Num primeiro momento, na 241. Num segundo momento, uma segunda votação que pode ter na terça-feira.?

Garotinho: ?De quê? 285??

Bacelar: ?Não. É o assunto do abuso da autoridade, essas coisas todas que estão acontecendo aí.?