Cotidiano

Gargalos da produção de grãos são discutidos por profissionais

Cascavel – O POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), em parceria com a Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) promoveu ontem, na sede da entidade em Cascavel, uma reunião da cadeia produtiva de grãos da região Oeste do Paraná. Além de pesquisas apresentadas, foram discutidos os gargalos do setor.

A coordenadora do curso de Agronomia do Centro Universitário Assis Gurgacz, Ana Paula Simonetti, apresentou duas pesquisas feitas em conjunto com estudantes do curso. A primeira delas, feita neste ano, tinha como tema a assistência técnica. Foram ouvidos 70 agricultores, entre pequenos, médios e grandes da região. “Queríamos saber a qualidade do serviço e a posição do agricultor para com o engenheiro agrônomo”, disse. Entre as principais conclusões obtidas estiveram a satisfação a maioria deles em relação aos serviços prestados, a procura mais comum por agrônomos das cooperativas e de órgãos de extensão rural em vez de profissionais na iniciativa privada e também a informação de que mais de 80% dos agricultores nunca contrataram um profissional desses para ser responsável pela sua propriedade.

Em um segundo momento, Ana apresentou uma pesquisa sobre o Receituário Agronômico, feita no ano passado. O levantamento quis identificar a opinião dos agricultores, agrônomos e representantes das empresas agroquímicas sobre o assunto. “Dentre as principais conclusões que tivemos estão a necessidade de simplificá-lo, de que 70% dos produtores levam em consideração a opinião de um agrônomo antes de se decidirem e que 90% dos representantes de empresas acreditam que ele deveria permitir a mistura de produtos no tanque, o que atualmente é proibido”.

Na reunião também foram formados grupos para debater alguns gargalos da produção de grãos no Oeste do Paraná. Os principais problemas identificados são: degradação do solo; falta de efetividade na assistência técnica e na extensão rural; gestão; resistência aos defensivos e proibição de mistura de formulações.

Entre as presenças ilustres do evento, estiveram o presidente da FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), Ricardo Antônio Palma e o presidente da Apepa (Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário), Daniel Galafassi. Para o presidente da Areac, Francisco Justo Junior, a discussão é fundamental para aumentar a competividade do setor, que é fundamental para o funcionamento de todas as outras cadeias produtivas, como a do leite, carne, frango e suínos. “A união das entidades de classe quer garantir que eles continuem a produzir, cada vez mais e melhor”. Profissionais da Emater, do Sindicato Rural de Cascavel e de outras entidades também participaram.