Esportes

Galvão Bueno recebe a chama olímpica em Londrina

Nesta quarta-feira a tocha olímpica passa por Cascavel

Londrina foi a primeira cidade do Paraná a receber a chama olímpica. Centenas de pessoas acompanharam pelas ruas o revezamento da tocha olímpica, que teve início no Centro Cívico. Ao todo, 65 pessoas conduziram o símbolo olímpico até o Lago Igapó, cartão postal da cidade, onde o narrador da TV Globo Galvão Bueno acendeu a pira olímpica, encerrando a passagem da tocha.

A chama olímpica chegou ao local indicado para o início do revezamento por volta das 19h. O primeiro a carregar a tocha olímpica foi o gari e maratonista Edivino Correia. Indicado pela prefeitura, ele contou que ficou emocionado por ter a oportunidade de levar o símbolo olímpico.

Medalhistas olímpicos também tiveram a oportunidade de carregar a tocha olímpica na cidade, como os londrinenses Giba, ouro com seleção masculina de vôlei em Atenas (2004), e Elisângela, bronze com a seleção feminina de vôlei em Sindney (2000), além de Natália Falavigna, bronze no taekwondo em Pequim (2008). 

O último a receber a tocha foi o narrador Galvão Bueno. Coube a ele, que mora há 16 anos na cidade, o papel de encerrar o revezamento da chama em Londrina e acender a pira olímpica no aterro do lago Igapó. Galvão considerou esse como um momento único na carreira, e destacou a importância do espírito olímpico. 

Nesta quarta-feira (29), a chama olímpica passa por Arapongas, Maringá, Campo Mourão e Cascavel. O percurso da tocha pelo Paraná vai até o dia 2 de julho, passando por outras dez cidades. Depois, ela segue por Santa Catarina e Rio Grande Sul e retorna ao Paraná no dia 14 de julho, passando por mais oito cidades do estado.

Em Cascavel o trajeto do revezamento começa na Praça Itália, às 17h, seguindo pela Avenida Brasil e pelas ruas Barão do Cerro Azul, São Paulo, Souza Naves e Rio de Janeiro, onde faz a primeira parada, em frente ao Teatro Municipal. Depois segue pelas ruas Duque de Caxias, Santa Catarina e Castro Alves, retornando à Avenida Brasil, onde será feita a segunda parada, na Praça do Migrante. Na sequência vai até a prefeitura para o acendimento da Pira Olímpica, previsto para as 19h.

Fonte: G1 Paraná