Esportes

Gales e Portugal buscam vaga na final da Eurocopa

“Vais bater! Tu bates bem! Anda, se perder, f***-se!”. O vídeo circula pela internet mostrando a liderança de Cristiano Ronaldo dentro da seleção de Portugal, que hoje abre as semifinais da Eurocopa em partida contra o País de Gales, às 16h, em Lyon, com transmissão da TV Globo, do Sportv e da Band. Na ocasião, o craque do Real Madrid chamava o companheiro João Moutinho a bater um pênalti na disputa contra a Polônia, na semifinal, vencida pelos portugas — Moutinho bateu e converteu.

Se não tem sido um protagonista em campo (apenas no jogo contra a Hungria, empate em 3 a 3, na fase de grupos), Ronaldo empresta peso a uma seleção em fase de transição, que começa a se despedir de nomes como o dele e o de Quaresma e recebe jovens como Renato Sanches, de 18 anos, que ganhou a vaga titular justamente no jogo das quartas, quando marcou o gol de Portugal no empate por 1 a 1

DEZ GOLS CONTRA SEIS

Do lado galês, o outro craque do Real Madrid, Gareth Bale, também foi mais coadjuvante do que protagonista nas quartas, mas, diferente de Portugal, o país britânico obteve uma vitória contundente: 3 a 1 de virada sobre a eterna promessa Bélgica. A campanha galesa, aliás, é um rolo compressor comparada à lusitana: quatro vitórias, uma derrota, dez gols marcados e quatro sofridos. Os patrícios venceram apenas um jogo, e na prorrogação, por 1 a 0, sobre a Croácia. De resto, apenas empates, com seis gols a favor e cinco contra. No duelo particular entre os companheiros madridistas, Bale tem três gols contra dois de Cristiano. O artilheiro da Eurocopa é o francês Griezmann — que amanhã enfrenta a Alemanha na outra semifinal —, com quatro gols. Após a goleada sobre a Islândia, os anfitriões também têm o melhor ataque: marcaram 11 vezes.

Os dois técnicos, protocolarmente, elogiaram os adversários e não deram importância ao companheirismo entre seus dois principais jogadores.

— A amizade terá que esperar — decretou o treinador galês, Chris Coleman.

O português Fernando Santos foi pelo mesmo caminho.

— Pode ser que falem disso na Espanha — disse ele. — É um bom assunto para conversas, mas não nos afeta.