Cotidiano

Galerias pluviais melhoram escoamento em ruas de BNH

O percurso de quase 100 metros recebeu além da extensão da rede de galerias pluviais, mais cinco caixas coletoras de água da chuva

Santa Terezinha – Moradores da rua Ulisses Guimarães, entre as ruas Manoel Moreira Pena e Castro Alves, na região do BNH, próximo ao CAIC, poderão ficar mais tranquilos em dias de chuva a partir de agora. É que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Santa Terezinha de Itaipu acaba de realizar a ampliação da rede coletora de água pluvial nesse trecho, visando a resolver um problema antigo de acúmulo de água da chuva sobre a pista.

O percurso de quase 100 metros recebeu além da extensão da rede de galerias pluviais, mais cinco caixas coletoras de água da chuva. “A obra aumenta o escoamento da água, impedindo que acumule sobre a pista e na guia de sarjeta”, afirma o secretário de Obras Vânio Morona, que explica que a água da chuva parada sobre a pista também é prejudicial para o asfalto, que passa a se deteriorar com mais facilidade.

Além de ser rota do transporte público na região do BNH, a rua Ulisses Guimarães também é o caminho de muitas crianças que estudam na Escola Municipal Olímpio Spricigo, no CMEI Caic ou mesmo nas oficinas do departamento de Cultura, que utilizam a estrutura do Caic.

 

Fim de transtornos

“Esse era um problema [da água de chuva que acumulava na pista] não só para os moradores da rua ao sair de casa, mas também para todas as pessoas que utilizam o percurso, principalmente os alunos, pois tinham que tomar muito cuidado para não ficarem completamente molhados quando passava um carro jogando a água para cima da calçada”, observa Adair de Souza, coordenador da Capela Santa Luzia e morador da rua. “A obra causa um pouco de transtorno, mas é para melhorar a nossa vida”, acrescenta.