Cotidiano

Galeão terá portões eletrônicos na área de embarque e na migração

20160516_102520.jpgRIO ? Durante o período olímpico, o Aeroporto Internacional Tom Jobim tem previsão de receber cerca de 1,5 milhão de passageiros. Para atender a nova realidade, a concessionária RIOgaleão investiu em tecnologias como a instalação de portões automáticos acionados por meio de leitores de código de barras dos cartões de embarque (impressos ou em dispositivos móveis) nos acessos aos terminais.

O aparelho estará disponível para o uso do público a partir da segunda quinzena de junho, ainda em fase de testes. Serão 19 portas distribuídas no aeroporto ? oito no Terminal 1 e onze no Terminal 2 ?, que prometem comportarem um fluxo acima de 50 passageiros por minuto.

Segundo Alexandre Villeroy, gerente de TI do RIOgaleão, os investimentos nas áreas de tecnologia são expressivos para melhorar a experiência dos passageiros que chegarão à cidade olímpica.

? O Rio será a principal porta de entrada do país e a tecnologia veio para somar e melhorar a experiência de quem chega por aqui. No entanto, se ela não funciona bem, acaba gerando mais filas. Por isso, investimos pesado no serviço de wi-fi, em um novo cabeamento de rede de dados e um data center próprio ? comentou ele.

O controle migratório da Polícia Federal também receberá investimentos em tecnologia. A partir de junho, a área utilizará os eGates, portões que permitirão aos passageiros que embarcam ou desembarcam de voos internacionais que efetuem seu controle migratório, utilizando a autenticação do seu passaporte e da identificação por meio de uma câmera de reconhecimento biométrico.

O serviço, até o momento, só poderá ser utilizado por brasileiros acima dos 18 anos com passaporte eletrônico, que já possuem o chip. No total, serão quatro portões no embarque e oito no desembarque, todos no Terminal 2.

MAIORIA DOS VOOS INTERNACIONAIS MIGRARÃO DE TERMINAL

O fluxo de voos internacionais do Aeroporto Tom Jobim está migrando, desde 28 de março, para o Terminal 2. O processo é parte da transformação que acontece no Galeão, que também inclui a abertura do Píer Sul, espaço com mais de 100 mil m² e 26 novas pontes de embarque. A nova área deverá ser inaugurada na próxima quinta-feira.

O Terminal 1, que atualmente recebe voos internacionais e domésticos, irá, até o início das Olimpíadas, receber apenas voos nacionais. A Gol será a única companhia a fazer todos os seus voos no Terminal 1 e apenas em 2017 ela irá integrar o fluxo internacional do Terminal 2.