Cotidiano

Galeão sobe uma posição na avaliação de atendimento, mostra pesquisa

BRASÍLIA – Sob efeito da Olimpíada do Rio 2016, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, teve melhora na avaliação de desempenho de atendimento aos passageiros, no entanto, subiu apenas uma posição. De acordo com a Pesquisa Permanente de Satisfação dos Passageiros da Secretaria de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, no terceiro trimestre deste ano o Galeão melhorou 6,39% em relação ao segundo trimestre. Em uma escala de 1 a 5, o aeroporto alcançou média de 4,16, ante os 3,91 do segundo trimestre. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o Galeão melhorou em 5,2% a nota de avaliação.

Entre os 15 terminais avaliados, ele está em 12º lugar, ficando atrás de aeroportos como o de Fortaleza, Confins e Manaus. O aeroporto Afonso Pena, terminal internacional de Curitiba, manteve-se em primeiro lugar, alcançando a média recorde histórica do levantamento, com 4,68 pontos.

O índice de satisfação dos passageiros com os aeroportos brasileiros subiu para 89%, com uma nota de 4,24. Desde o primeiro levantamento feito em 2013, a percepção dos passageiros subiu 9,84%.

Já o Santos Dumont, terminal doméstico do Rio, perdeu pontos no levantamento. O aeroporto, que na pesquisa de julho estava em segundo lugar com 4,44, agora é o quarto, com 4,4 pontos. Se comparado ao mesmo período do ano passado, porém, o Santos Dumont foi o aeroporto com o maior crescimento no ranking: melhorou em 10,2% o desempenho.

Entre os quesitos avaliados, o Santos Dumont, é o melhor em relação a estacionamento, sendo o único a alcançar a nota 4 nesse quesito. De acordo com o ministério, os passageiros reconheceram os benefícios das operações do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que liga o aeroporto à região portuária da cidade. A qualidade das lojas e o atendimento de check-in do aeroporto também se destacaram.

Os aeroportos foram avaliados em 38 itens diferentes, levando em conta aspectos de infraestrutura, atendimento, serviços e gestão. Os 15 aeroportos avaliados correspondem a 80% da movimentação total de passageiros no país. Foram ouvidos, de acordo com o ministério, 13,7 mil passageiros entre julho e setembro.

O Aeroporto de Brasília teve a pior nota da história em um pontos do levantamento. Os passageiros avaliaram que o terminal tem o pior custo-benefício de produtos comerciais, alcançando a média de 1,22 pontos. No geral, o aeroporto ficou em nono lugar, com média de 4,22.

A expectativa do ministério é que novos terminais sejam incluídos no levantamento até o segundo semestre do ano que vem. Na lista, estão aeroportos com mais fluxo de, pelo menos, 3 milhões de passageiros por ano: Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Vitória (ES) e Belém (PA).

CONFIRA O RANKING;

1. Afonso Pena – Curitiba (PR): 4,68

2. Internacional de Guarulhos (SP): 4,46

3. Internacional de Guararapes – Recife (PE): 4,43

4. Santos Dumont (RJ): 4,40

5. Aeroporto de Viracopos – Campinas (SP): 4,39

6. Internacional de Natal (RN): 4,36

7. Salgado Filho – Porto Alegre (RS): 4,29

8. Aeroporto de Manaus (AM): 4,26

9. Internacional de Brasília (DF): 4,22

10. Internacional de Confins (MG): 4,20

11. Internacional de Fortaleza (CE): 4,17

12. Internacional do Rio / Galeão: 4,16

13. Congonhas / São Paulo (SP): 4,06

14. Internacional de Salvador: 3,86

15. Aeroporto de Cuiabá (MT): 3,55

*Estagiário sob supervisão de Eliane Oliveira