Esportes

Gabriel Medina está nas semifinais da etapa da França do WCT

Após um dia com várias baterias nos torneios masculino e feminino, somente um brasileiro sobreviveu nas disputas e segue na briga pelo título da etapa da França do WCT. Segundo colocado no ranking, Gabriel Medina passou pelo australiano Julian Wilson nas quartas de final e está garantido nas semifinais. Na próxima fase, ele enfrentará o americano Kolohe Andino.

A outra semifinal será entre o havaiano John John Florence, líder do ranking, e o também havaiano Keanu Asing. A decisão do campeonato deve acontecer nesta segunda-feira. A WSL, liga que comanda o circuito mundial de surfe, fará uma chamada a partir das 3h15m (de Brasília). Se as ondas estiverem boas, a etapa de Hossegor será definida. Do contrário, ainda há uma janela de competição até o próximo sábado.

Como John John está garantido na semifinal, ele não perderá nesta etapa a camiseta amarela de líder do ranking. Mas se vencer, Medina poderá encostar no havaiano. Hoje, o brasileiro tem 37.450 pontos, contra 41.650 de John John. Os dois devem se desgarrar na briga pelo título da temporada. Depois de Hossegor, faltarão apenas mais duas etapas para o fim do Mundial de surfe.

johnjohn.jpg

A próxima etapa será em Peniche, em Portugal, entre os dias 18 e 29 de outubro. Na sequência, entre 8 e 20 de dezembro, haverá a disputa final na tradicional etapa na praia de Pipeline, no Havaí.

Medina se garantiu na semifinal após uma disputa em que o mar estava com poucas ondas. Ele acabou levando a melhor no confronto contra Julian Wilson ao fazer um aéreo que lhe garantiu uma nota 8,17 e uma nota final de 15,07, contra 10,13 do australiano. Ainda durante a bateria do brasileiro, a WSL resolveu que a bateria seguinte, que definiria o último classificado para a semifinal, será a última do domingo, por conta do nível ruim das ondas.

– Eu estava um pouco cansado antes da bateria por causa de ontem (sábado). Felizmente consegui alguns aéreos. É sempre difícil enfrentar o Julian – disse Medina.

BRASILEIROS ELIMINADOS

A etapa de Hossegor acabou sendo ruim para os brasileiros. No início do dia, foram disputadas as baterias da repescagem. Adriano de Souza foi eliminado por John John Florence por 10,64 a 10,37. Logo depois, Caio Ibelli perdeu para Julian Wilson por uma pequena diferença: 13,87 a 13,84.

Assim, restaram apenas dois brasileiros: Medina e Filipe Toledo. Se Medina passou, Filipinho foi a nova vítima de John John, que venceu por 14,40 a 11,07.

No feminino, também estão definidas as baterias das semifinais. Atual líder do ranking, a australiana Tyler Wright derrotou a compatriota Laura Enever a havaiana Tatiana Weston-Webb, que bateu a americana Sage Erickson nas quartas de final.

Do outro lado da chave vão se enfrentar a americana Courtney Colongue e a havaiana Carissa Moore. Courtney bateu a australiana Nikki Van Djik, enquanto Carissa venceu a australiana Stephanie Gilmore.

RESULTADOS DA QUINTA RODADA:

1- Keanu Asing (HAW) 11.00 x 10.53 Stuart Kennedy (AUS)

2- John John Florence (HAW) 10.64 x 10.37 Adriano de Souza (BRA)

3- Caio Ibelli (BRA) 13.84 x 13.87 Julian Wilson (AUS)

4- Kolohe Andino (EUA) 12.50 x 11.70 Sebastian Zietz (HAW)

RESULTADOS DAS QUARTAS DE FINAL:

1- Matt Banting (AUS) 12.67 x 13.04 Keanu Asing (HAW)

2- Filipe Toledo (BRA) 11.07 x 14.40 John John Florence (HAW)

3- Gabriel Medina (BRA) 15.07 x 10.03 Julian Wilson (AUS)

4- Kai Otton (AUS) 9.93 x 12.70 Kolohe Andino (EUA)

BATERIAS DAS SEMIFINAIS:

Keanu Asing (HAV) x John John Florence (HAV)

Gabriel Medina (BRA) x Kolohe Andino (EUA)