Esportes

Gabriel Medina está na final da etapa da França do WCT

Gabriel Medina vai para a etapa de Portugal do Mundial de surfe encostado no líder do ranking John John Florence. O sufista brasileiro nesta quarta-feira na final da etapa de Hossegor do circuito mundial ao derrotar o americano Kolohe Andino e viu o seu rival na disputa pelo título mundial, John John Florence, ser eliminado na semifinal.

Medina enfrentará na final o havaiano Keanu Asing, carrasco de John John na semifinal. A decisão será ainda nesta quarta-feira na praia francesa.

Depois de dois dias sem competições, John John foi o primeiro a cair na água para a disputa das semifinais da categoria masculina. No duelo de havaianos, o líder do ranking não conseguiu pegar boas ondas e foi surpreendido pelo surfista de 23 anos, que somou duas notas acima de 8 e terminou a bateria com 16,94, contra 16,07 de John John.

Fora da final, restava ao havaiano secar Medina para manter uma distância relativamente confortável para o brasileiro na liderança do ranking (hoje ela é de 4.200 pontos). Mas Medina brilhou em sua bateria, pegou uma onda que lhe rendeu um 8,83 e arrancou aplausos do público na praia. No fim da bateria, o brasileiro ainda pegou outra onda que lhe rendeu um 9, o que o fez encerrar a disputa com uma nota 17,83. Kolohe fez apenas 15,03.

A final em Hossegor será inédita. Asing disputa a sua primeira decisão. Medina, por sua vez, busca o tricampeonato da etapa francesa. Se for campeão, o brasileiro descontará 3.500 pontos de John John, reduzindo a diferença para o havaiano para apenas 700 pontos.

Restam apenas duas etapas para o fim do Mundial de surfe deste ano. A próxima será em Peniche, em Portugal, entre os dias 18 e 29 de outubro. Na sequência, entre 8 e 20 de dezembro, haverá a disputa final na tradicional etapa na praia de Pipeline, no Havaí.

CAMPEÃ MUNDIAL DEFINIDA

Mais cedo, o circuito feminino definiu a campeão mundial deste ano. Antes mesmo da etapa derradeira, no Havaí, a australiana Tyler Wright, de 22 anos, conquistou garantiu o título ao derrotar a havaiana Tatiana Weston Webb na semifinal e ver a número 2 do mundo, a americana Courtney Conlogue perder para a havaiana Carissa Moore.

Mesmo que perca para Carissa na final, Tyler não poderá mais ser alcançada pelas rivais neste ano.

SEMIFINAIS:

Keanu Asing (HAV) 16,94 x 16,07 John John Florence (HAV)

Gabriel Medina (BRA) x Kolohe Andino (EUA)