Esportes

Gabriel Jesus: a promessa capaz de resgatar valores do futebol brasileiro

gabriel jesus.jpgA estrela da seleção olímpica é Neymar, e só algo fora do normal parece capaz de transformar tal realidade. Mas há uma série de motivos para olhar com atenção para Gabriel Jesus. O mundo do futebol enxerga neste atacante de 19 anos a promessa capaz de resgatar uma série de valores do futebol brasileiro: o centroavante técnico, habilidoso, que gosta da área mas não se limita a jogar dentro dela, justamente por não ser pesado, sem recursos.

Mas não só. Gabriel é visto como um jogador com uma formação cada vez mais rara no país. Tem a essência da rua, algo que o treinamento sistematizado nas divisões de base não tolheu.

Foi apenas há pouco mais de três anos que Gabriel Jesus trocou um clube amador, o Anhanguera, pelo Palmeiras. Até então, desenvolvera muitas características de seu estilo ousado na várzea, jogando em times do Jardim Peri, bairro da zona norte da capital paulista. Herdou uma mistura de destemor para lidar com entradas duras, malandragem para criar soluções e o direito de jogar sem amarras táticas.

– Na várzea, você consegue jogar com mais liberdade. Mas o pessoal não alivia. O jogo é muito pegado. Isto faz você amadurecer, em especial por jogar contra adversários mais velhos. É um ótimo aprendizado. Mas as categorias de base também têm um papel importante – disse Jesus ao GLOBO, por e-mail.

Recentemente, o técnico do time olímpico, Rogério Micale, em tom de lamentação, avaliou que o futebol aprendido nas ruas estivesse cada vez mais distante da realidade dos jovens brasileiros. Trocava-se o início da formação ?in natura?, como ele próprio apelidou, pela ?in vitro?. Referia-se à busca cada vez mais precoce pelas escolinhas, inserindo, desde cedo, garotos em processos sistematizados e esquemáticos de aprendizado do jogo. Ao buscar um exemplo que fugia à regra, citou em Gabriel Jesus.

– Ele tem a essência da alegria de jogar – disse Micale. – Sou suspeito para falar do Gabriel Jesus. Eu o levei a um Mundial sub-20 quando ele ainda tinha 18 anos.

– Ele é de verdade – disse Tite, técnico da seleção principal, que já visitou a seleção.

Jesus carrega outra responsabilidade, talvez sem perceber. E esta, divide com outros jovens companheiros da seleção olímpica: derrubar o mito de que o Brasil não produz mais grandes talentos. O maior dos sinais é a competição entre gigantes europeus, como Manchester United e Manchester City, para contratá-lo. Os valores superam os ? 30 milhões.

Por causa da idade, Gabriel Jesus acompanhou pouco da trajetória de alguns dos últimos grandes atacantes finalizadores do futebol brasileiro. Nasceu três anos depois de Romário conduzir a seleção do tetra, em 1994; tinha só cinco anos quando Ronaldo deu a volta por cima na carreira e decidiu a final do penta. Recentemente, a imprensa espanhola, durante as especulações que ligavam seu nome ao Barcelona, o tratou como ?o jogador mais parecido com Ronaldo? feito no Brasil.

– Acompanhei pouco estes jogadores,são grandes ídolos que estão na historia do futebol brasileiro. Não gosto de comparações, cada um tem sua forma de jogar e eu quero ter a minha. Só espero ser tão vitorioso quanto estes craques – diz.

A alegria destacada por Micale no jogo do atacante do Palmeiras não é apenas impressão.

– Eu me divirto quando ajudo o time a conseguir coisas importantes. Para render o máximo, é preciso sentir prazer – afirma Jesus.

A trajetória é meteórica. Aos 16 anos, assinou o primeiro contrato com o Palmeiras. Hoje, é titular no clube e será na Olimpíada do Rio. Razões para não temer nada?

– Procuro não ter medo de nada, encarar de peito aberto e realizar sonhos. Todos temos receios, mas não me prendo a eles, minha vida está tomando um rumo legal.