Cotidiano

Fuzileiros navais começarão a patrulhar acessos à Copacabana em 24 de julho

RIO – A partir do dia 24 de julho, fuzileiros navais da Marinha, que vão compor o Grupo-Tarefa Terrestre para atuar nos Jogos Olímpicos, poderão ser vistos junto com outras forças patrulhando as principais avenidas das zonas Sul e Portuária, como o Aterro do Flamengo e a Avenida Atlântica.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira durante a apresentação de equipamentos e dos cerca de 3 mil militares que integrarão os Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil do Grupo Tarefa-Terrestre. Eles ficarão subordinados ao Coordenador de Defesa Setorial Copacabana, vice-almirante Leonardo Puntel.

Em entrevista coletiva no Comando da Divisão Anfíbia de Fuzileiros Navais, na Ilha do Governador, o comandante da força de fuzileiros da esquadra, vice-almirante Alexandre José Barreto de Mattos, explicou que a área de atuação do grupo tarefa terrestre de fuzileiros navais será de São Conrado ao Caju, na Zona Portuária.

Esses militares também conduziram ações de enfrentamento ao terrorismo e atuarão na defesa contra eventuais ataques nucleares biológicos químicos e radiológicos e de operações especiais no controle antidrogas.

? Fazemos anualmente adestramento para que as equipes fiquem atentas e preparadas para qualquer tarefa previsto na legislação e que afeta as Forças Armadas. Esse fato que ocorreu recentemente (ataque terrorista no aeroporto de Istambul, na Turquia), obviamente ele faz parte e é até as notas nossas considerações a respeito desse tipo de problema ? enfatizou o vice-almirante Alexandre José Barreto.