Cotidiano

Futuros oficiais da PM fazem estágio operacional no Litoral

A aplicação dos futuros oficiais se estende até o Carnaval, supervisionados por oficiais

Futuros oficiais da PM fazem estágio operacional no Litoral

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) enviou 28 cadetes do 2º e 3º anos da Escola de Formação de Oficiais (EsFO) ao Litoral do Paraná. Eles fazem um estágio operacional junto ao efetivo voluntário do 1º Comando Regional da PM que atua na região durante o Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022, desde meados de dezembro. A aplicação dos futuros oficiais se estende até o Carnaval, supervisionados por oficiais.

Os militares estaduais são aplicados nas cidades do Litoral em auxílio ao policiamento ostensivo, ao atendimento de ocorrências da população, à distribuição de pulseiras de identificação e a operações de prevenção a crimes, todas as sextas-feiras e sábados, dias em que o movimento na região aumenta.

O comandante do 1º CRPM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, explica que o acréscimo de efetivo com os cadetes amplia ainda mais a quantidade de viaturas e equipes nas ruas. “É uma oportunidade única para estes profissionais que estão se formando poderem colocar em prática as técnicas aprendidas na Escola de Oficiais. É um laboratório onde estarão em situações reais e serão experimentados, poderão tirar dúvidas, e agregar conhecimento à carreira”, disse o comandante. “O policiamento nesta época do ano é peculiar, pois o público de turistas precisa de orientação e de um tratamento diferenciado”, afirmou.

ESSENCIAL – Sair da sala de aula e poder ter contato com a atividade-fim é essencial, segundo o cadete Leonardo Strugala, que está no terceiro e último ano do curso. “Passamos três anos com instruções teóricas, e todo momento que possamos colocar esse conhecimento em prática é uma oportunidade essencial para nosso futuro e nossa carreira, promovendo experiência e habilidade”, disse.

O cadete Gabriel Jauch, que está no segundo ano de formação, destaca que estar próximo da comunidade no atendimento de ocorrências é importante para que possa conhecer a fundo a profissão que escolheu para a vida. “Esta é a minha primeira vez no Litoral e temos a oportunidade de atender ocorrências, fazer bloqueios policiais e ter maior contato com a comunidade. Isso nos faz crescer como profissional, bem como entender as peculiaridades da profissão”, disse.

Eles serão aplicados, principalmente, em Matinhos e Guaratuba, mas podem ser movimentados nas cidades do Litoral conforme a necessidade e planejamento do 1º Comando Regional da PM.