Cotidiano

Futuro incerto

Assim que o novo sistema do transporte público passe a funcionar em Cascavel e que os terminais leste e oeste sejam desativados vendedores ambulantes que hoje atuam nos espaços terão que procurar outro local para o trabalho.

A maioria deles teme com relação ao futuro, pois não há garantia de que possam seguir com as vendas nos novos terminais da cidade. Atualmente há seis ambulantes nos terminais leste e oeste, que dependem, sobretudo, dessa renda para o sustento da família.

“Não consigo nem imaginar o que vamos fazer e para nós é muito difícil deixar o local onde trabalhamos há tantos anos”, afirma Ezequiel de Oliveira que administra junto com a mãe um espaço conquistado por ela há 20 anos no Terminal Leste.

Logo ao lado, está a barraca de vendas da família de Rosana Aparecida do Prado. Ela afirma que a mãe começou a trabalhar no local há 19 anos. “Hoje além dela, eu e mais dois irmãos dividimos horários de trabalho e seguimos com as vendas até a meia noite”.

A jovem relata que vendedores dos 12 espaços nos terminais leste e oeste tentaram conversar com o prefeito, mas a reunião se limitou a menos da metade deles. “Falaram que um assessor iria nos procurar aqui no terminal, mas ninguém apareceu”, diz ela.

Embora o novo terminal leste já esteja pronto e até o próximo mês as obras do oeste também sejam concluídas, ainda não há previsão de quando as novas estruturas serão inauguradas.

Espaço sugerido

A sugestão apresentada aos vendedores para a transferência ao Terminal Sul não agradou a categoria. “Já tem lojas lá e sabemos que não há nenhum movimento. Por isso, é inviável para nós”, comenta Oliveira.

“Poderiam dividir os trabalhadores entre os cinco terminais da cidade, assim não teríamos problema com concorrência”, afirma Rosana.