Cotidiano

Futuro dos amarelinhos? Dubai testa táxi-drone chinês sem motorista

64870993_A model of the EHang 184 autonomous aerial vehicle is displayed at .jpg

DUBAI – Com o objetivo de tornar 25% de seu sistema de transporte autônomo até 2030, a cidade de Dubai anunciou nesta segunda-feira o teste de um protótipo de táxi-drone chinês. A maior cidade dos Emirados Árabes informou também que está se preparando para se transformar em um centro regional do fabricante de automóveis elétricos, Tesla, que é um dos pioneiros do carro sem motorista.

O EHang 184, um veículo aéreo autônomo da companhia chinesa EHang, foi testado em Duabi, anunciou o representante de estradas e transportes dos Emirados (RTA) em um comunicado. O veículo, uma espécie de táxi-drone, pode viajar de um ponto a outro a 300 metros acima do solo e a uma velocidade de 100 quilômetros por hora, explicou a RTA. Basta que o motorista selecione seu destino para que o veículo decole, voe e aterrize no lugar indicado.

A movimentação do equipamento será coordenado por um centro de controle e a RTA anunciou sua intenção de introduzir este sistema em Dubai em julho deste ano. O veículo possui motores elétricos capazes de transportar uma pessoa, pode recarregar em duas horas e tem uma autonomia de voo de quase 30 minutos.

Além disso, Elon Musk, o fundador da construtora de carros elétricos, Tesla, anunciou a abertura de um centro regional no que diz respeito ao sistema de condução automática em Dubai. O anúncio foi feito no World Government Summit, um encontro anual organizado na cidade.

Eles pretendem que seu sistema de transportes seja de veículos autônomos até 2030, como destacou a RTA nesta segunda-feira. O órgão também está interessado em outro tipo de sistema de transporte futurista, o Hyperloop.

Hyperloop One, a empresa que desenvolve este sistema, anunciou no começo de novembro do ano passado o lançamento de um estudo de viabilidade para ligar Dubai à Abu Dhabi em 12 minutos. Atualmente o percurso pode ser feito em uma hora e meia, uma viagem de 140 km.

A ideia do trem Hyperloop foi lançada em 2013 pela Elon Musk. O conceito, considerado por alguns como ficção científica, consistirá em lançar um passageiro em uma capsula que circula em um colchão de ar sob baixa pressão