Cotidiano

Futuro do autódromo e do kartódromo é debatido na Câmara de Vereadores

Em audiência pública da Comissão de Esportes da Câmara de Vereadores de Cascavel, o futuro do Autódromo Zilmar Beux e do Kartódromo Delci Damian será debatido hoje, a partir das 19h. Estará em debate o Projeto de Lei 081/18, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão das duas praças de esportes para direito de uso, a título oneroso, mediante licitação.

Irão participar do debate e opinar a convite da comissão Rubens Gatti, presidente da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo); Orlei Silva, presidente do Automóvel Clube de Cascavel; Wagner Monteiro, presidente do Kart Clube de Cascavel. A assessoria de Comissão também convidou órgãos e entidades ligadas ao turismo, comércio e indústria de Cascavel. Cada um falará cinco minutos. A audiência será aberta também a manifestação de toda a comunidade, a favor ou contra a privatização, cada um se inscrevendo para falar na hora, porém com um minuto para suas explanações.

Orlei Silva adianta que apresentará as vantagens do autódromo para Cascavel, o retorno que ele traz para a rede hoteleira e gastronômica, a projeção que proporciona à cidade nacional e internacionalmente e o retorno de mídia.

Wagner Monteiro informa que apresentará os pontos positivos do kartódromo, afirmando que um Brasileiro de Kart hoje na cidade traria em torno de 500 pilotos, somando a técnico, familiares, imprensa, dirigentes e demais pessoas ligadas ao evento, mais de 2 mil pessoas seriam atraídas a Cascavel, alavancando a economia local.

Rubens Gatti, como presidente da Federação Paranaense, mostra a importância do autódromo e do kartódromo para o automobilismo local e regional como formadores e pilotos que vão para categorias nacionais e internacionais e também como geradores de empregos, uma vez que por traz de cada piloto, a um grupo de profissionais de diversas áreas.

O que representa cada evento

A cada evento realizado no autódromo ou no kartódromo, os números são significativos. A Stock Car, na prova realizada no último dia 9, trouxe 14 equipes a Cascavel, cada uma com a média de 30 pessoas entre técnicos, mecânicos, engenheiros, motoristas. Isso totaliza 420 pessoas. O Brasileiro de Marcas, que realizou a preliminar, trouxe outras 30 pessoas no staff técnico. Em média, 30 pilotos, cada um acompanhado de três pessoas em média. A prova também atraiu 70 profissionais de imprensa e 41 ligadas à área de marketing das equipes e patrocinadores.

A categoria utilizou na montagem, logística, cronometragem, comissários, dirigentes, patrocinadores e apoio às equipes 1.080 pessoas. A prova contou com o trabalho de 1.746 pessoas.

Hotéis

O tempo mínimo de permanência das pessoas em hotéis de Cascavel foi de três dias. O aumento na ocupação dos hotéis foi superior a 30%, com um faturamento ligado ao evento em torno de R$ 200 mil.

Supermercados

As 14 equipes gastam em média R$ 3 mil entre produtos para lanches de funcionários e buffet para convidados, totalizando R$ 42 mil.

Locadoras

com um grande contingente de pessoas chegando por Foz do Iguaçu, as locadoras de automóveis de Cascavel tiveram um aumento de 15% em seus negócios de quinta a segunda-feira, com um faturamento estimado de R$ 20 mil.

Empregos

Foram contratados pela organização da Stock Car, 520 profissionais para a montagem da estrutura, operação, promotoras, fiscalização, segurança, serviços gerais. Estima-se um valor média de R$ 200 por dia, o montagem chega a R$ 312.000 nos três dias.