Cotidiano

FuturaPlay.org oferece mais de 900 vídeos on-line

64888041_Programa Destino Educação do canal Futura FRM.jpg RIO- Uma escola no interior do país, com internet precária e pouca estrutura tecnológica. Diante desse cenário, o Canal Futura, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, em parceria com empresas privadas e organizações do terceiro setor, idealizou o FuturaPlay.org. A plataforma disponibiliza conteúdo em vídeo produzido pelo canal, além de transmitir em tempo real a programação diária. educação

? Temos muitos professores que assistem ao Futura e usam a programação para se preparar para dar aula. Também temos muitas parcerias com ONGs que utilizam nosso material. Há algum tempo havia expectativa desses parceiros de que a gente pudesse disponibilizar de um jeito fácil, e pela internet, o conteúdo todo que, até então, era buscado a partir de soluções físicas, como DVD ? conta o diretor do Canal Futura, João Alegria.

Atualmente, o FuturaPlay.org disponibiliza mais de 900 vídeos para serem vistos em streaming, mas o diretor do canal afirma que o número vai subir gradativamente. Programas e séries de variados assuntos, como educação e saúde, além de documentários e curtas poderão ser acessados com apenas um clique. Não é necessário, por exemplo, fazer um cadastro de usuário.

? Não tem nenhum tipo de taxação, então quando a pessoa acessa o endereço, o vídeo já começa a rodar. A lógica da produção do Futura é essa: fazer o conteúdo chegar às pessoas ? explica Alegria.

ACESSO GARANTIDO ATÉ COM INTERNET RUIM

Uma das séries disponíveis no site é a ?Destino: Educação-Escolas Inovadoras?, que conta a história de instituições que apostam em um modelo diferente de ensino. Na série, que traz episódios centrados em instituições de nove países do mundo, está o exemplo do Projeto Âncora, escola de São Paulo que há dez anos tem uma proposta com foco no desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Para que essas boas iniciativas cheguem às escolas mais longínquas do país, a plataforma foi feita para viabilizar o acesso mesmo quando a internet é ruim. É possível assistir aos vídeos ainda que o único dispositivo em mãos seja apenas um celular.

? O fato de termos conseguido uma solução com portabilidade ajudou muito. Isso foi pensado para que a pessoa que tem uma internet 3G consiga acessar. Muitas vezes o professor quer mostrar algo em sala de aula e a escola não tem internet. Por isso, quisemos garantir que ele conseguisse acessar por outros meios. Houve estudo para garantir a qualidade de vídeo e ao mesmo tempo que ele fosse leve para ser visto com acesso mobile ? relata o diretor do Canal Futura.

Os usuários que acessarem o site poderão fazer buscas livres ou optar por cardápios confeccionados previamente pelo canal. Entre as abas disponíveis há ?Cultura e Sociedade?; ?Ciência Tecnologia e Inovação?; ?Educação e Juventudes?; ?Empreendedorismo e Renda?; ?Língua, Linguagens e Literatura?; ?Saúde e Nutrição?; e ?Sustentabilidade?. Há ainda uma curadoria de temas de acordo com o noticiário. Durante a crise carcerária que assolou o país, o FuturaPlay.org ofereceu uma série de conteúdos relacionados ao sistema penitenciário. Como o site disponibiliza vídeos em streaming, os usuários que quiserem baixar o conteúdo deverão continuar recorrendo ao site www.futura.org.

? Fizemos uma primeira seleção baseada nos temas que historicamente as pessoas mais buscam quando vão no site do Futura. Mas todo dia sobe conteúdo novo ? diz Alegria.