Cotidiano

Futebol S. A.?

A abertura de capital de uma empresa, com a emissão de ações na Bolsa de valores, requer que a mesma possua um mínimo de organização, governança e credibilidade para atrair investidores interessados na compra de suas ações. Além disso, é necessário vislumbrar possibilidades concretas de ganhos neste investimento, ou seja, que a empresa cresça, se desenvolva, distribua dividendos e os investidores vendam suas ações a um preço maior do que aquele que pagaram no ato da compra. É assim que funciona a lógica do mercado de capitais.

Neste contexto, tem se discutido diversas formas de atrair investidores para entidades esportivas, tanto para captação de recursos quanto para estimulá-las a se modernizarem. O deputado Otavio Leite, por exemplo, está elaborando um projeto de lei para transformar os clubes de futebol no Brasil em sociedades anônimas de futebol, podendo ou não ter suas ações listadas em bolsas de valores. Alguns pontos a respeito devem ser considerados:

? Fatia do capital social: qualquer investidor prefere deter a maioria do capital votante da entidade esportiva; é assim que funciona na Europa e nos EUA. Mesmo os clubes com ações listadas nas bolsas de valores possuem um ?dono?, um controlador, pois os interesses dos associados são quase sempre diferentes daqueles dos investidores;

? valor das ações: a maioria dos clubes no Brasil tem, atualmente, valor ?de mercado? muito baixo, em função de situação patrimonial debilitada, gestão ineficaz e ambiente esportivo pouco transparente, onde ainda perduram estruturas arcaicas e corruptas. O ?produto futebol? no Brasil ainda é muito pouco desenvolvido;

? custos de uma empresa aberta: entidades sem fins lucrativos, como os clubes, têm uma série de vantagens fiscais, diferentemente de uma S.A. Além disso, os custos de uma emissão de ações são muito elevados, bem como se manter como uma companhia aberta, pois se incorre em despesas tais como taxas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), advogados externos, publicações, auditoria independente de alto nível, estrutura interna para atender investidores e outras;

? destinação dos recursos: é preciso deixar bem claro qual a destinação pretendida para os recursos captados, se para infraestrutura (estádio, centro de treinamento) ou para contratar novos jogadores, pois essas diferentes opções irão impactar de maneira significativa o valor atribuído ao clube.

A gestão de um clube de futebol não é semelhante à de uma empresa, pois envolve paixão. As dúvidas que surgirão são, por exemplo: distribuir dividendos ou comprar mais jogadores? Preservar o caixa ou construir um estádio? Esta discussão ficará ainda mais difícil dependendo da colocação do time durante o campeonato. Isto posto, não vislumbro, a curto e a médio prazos, a possibilidade de investidores entrarem como minoritários no capital dos clubes de futebol. Numa posição de controle, talvez possa existir algum interesse, mas aí resta saber se os atuais associados dos clubes aceitarão.

Uma solução que servirá mais aos clubes neste momento é a autorização para a emissão de títulos de dívida (alternativa não permitida às entidades sem fins lucrativos), tendo como garantia ativos do clube. Com isso, se poderia criar um mercado privado para negociação destes títulos, atraindo investidores, e sendo este mecanismo um embrião para outras modalidades de operação no mercado de capitais no futuro.

Wallim Vasconcellos é economista e foi vice-presidente do Flamengo