Política

Fusão de secretarias em discussão

E falando em reforma administrativa, um ponto que gera bastante polêmica é o da junção da Secretaria de Cultura com a Secretaria de Esportes, criando assim a Secretaria de Cultura e Esportes. A fusão está prevista na reforma protocolada pelo Executivo que exclui quatro das 17 secretarias.

Essa é uma das alterações mais importantes previstas na reforma e que, inclusive, está prevista na LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2018, na esperança de que os vereadores aprovem as modificações.

E é para discutir o assunto que a Comissão de Cultura e Desporto organiza para hoje, às 19h30, no plenário da Câmara de Cascavel, uma audiência pública para falar a respeito dessa junção.

De acordo com o presidente da Comissão de Cultura e Desporto, vereador Carlinhos Oliveira, secretarias e segmentos de cultura foram convidados para o evento. Assim como os artistas cascavelenses, que vão ter direito à palavra durante a audiência.

“Acredito que tudo o que está sendo feito em prol da cultura e do esporte é favorável. Praticamente dobramos o orçamento da cultura: de 0.70% do orçamento total da administração, agora temos 1.6%. Acredito que com a fusão das secretarias e a proposta da Fundação de Esportes e Cultura vamos conseguir respirar melhor neste assunto”, avalia Carlinhos.

Fundação

O atual diretor da Secretaria de Cultura, Luciano Biaggi, apoia a não extinção da Secretaria e acredita que a fusão da pasta de Cultura com a pasta de Esportes abre novas possibilidades, principalmente com a criação da Fundação. “A fundação vai permitir que tenhamos acesso a recurso via Lei Rouanet, por exemplo. E captar mais verbas de programas federais de incentivo a Cultura. Com isso, vamos avançar muito mais rápido no assunto e permitir a manutenção e a ampliação de projetos”, comenta.

Para 2018, está previsto na LOA um orçamento de R$ 32.089.919 para a Secretaria de Cultura e Esportes.