Policial

Furtos e roubos de veículos crescem 240% em Cascavel

Polícia acredita que veículos estão sendo utilizados para o transporte de ilícitos

Cascavel – O aumento no número de furtos e roubos de veículos tem deixado os proprietários e a polícia preocupados. Nos primeiros 15 dias de janeiro foram registrados 34 crimes dessa natureza na cidade, com média superior a dois veículos furtados ou roubados por dia. Em 2015, no mesmo período, as ocorrências foram apenas 10, o que significa que houve um aumento de 240%.

Além de tirar o sossego da população, a ação dos criminosos colocou as equipes do GDE (Grupo de Diligências Especiais) em alerta. As investigações apontam para um grande número de furtos e roubos de utilitários, em especial pick-ups Fiat Strada.

A Polícia Civil acredita que esses veículos estão sendo utilizados para o transporte de produtos ilícitos contrabandeados do Paraguai.

“Esses veículos são levados ao Paraguai e lá recebem placas frias. Eles são utilizados para fazer o transporte da mercadoria da fronteira até aqui. Também são usados para distribuir as cargas na região”, afirma o delegado-operacional do GDE, Edgar Dias Santana.

O que também chama a atenção é o fato de alguns veículos serem furtados, principalmente durante a noite, e recuperados poucas horas depois. Boa parte é abandonada pelos criminosos em estradas rurais, com pouca movimentação de pessoas.

Além disso, não são raros os casos de veículos abandonados sem que os criminosos furtem peças do motor ou outros componentes.

“Há casos de furtos em que os bandidos levam os veículos apenas para a retirada de algumas peças, em especial os aparelhos de som, e logo os abandonam”, comenta Edgar.

O delegado também ressalta o trabalho que tem sido desenvolvido pelas equipes de investigação para recuperar os veículos e identificar os criminosos.

“O GDE tem se empenhado bastante para recuperar os veículos e prender os responsáveis por esses crimes. Há uma suspeita de que seja uma mesma quadrilha atuando nesse tipo de crime”, finaliza.