Cotidiano

Furto de equipamentos prejudica atendimento no Hospital Antônio Pedro

INFOCHPDPICT000055212932

NITERÓI ? Três aparelhos do serviço de gastroenterologia e endoscopia do Hospital universitário Antônio Pedro (Huap), cuja gestão atualmente é compartilhada entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram furtados no último fim de semana. Os equipamentos eram utilizados para diagnosticar doenças no aparelho digestivo, incluindo câncer. De acordo com a direção da unidade, os aparelhos são avaliados em cerca de R$ 600 mil.

Os equipamentos roubados foram dois videocolonoscópios e um videogastroscópio que realizam exames de endoscopia e colonoscopia. O setor é responsável por realizar cerca de 300 exames por mês e precisará reduzir em 70% os exames de colonoscopia e em 30% os exames de endoscopia para pacientes que ainda não estão agendados.

Em nota publicada no site do hospital, a direção informa que ?a chefia do serviço foi informada pela enfermeira do setor, nesta segunda-feira, 13 de junho, sobre o ocorrido e verificou que as portas e os armários foram arrombados, sendo constatado o roubo dos aparelhos?. Além disso, a direção do Huap acrescentou que ?abriu uma sindicância para apurar os fatos e comunicar o ocorrido à Polícia Federal. A partir desse acontecimento a direção do Huap tomou ciência através de outras divulgações da mídia sobre a existência de uma quadrilha especializada nesse tipo de furto cometido em outros locais?.