Cotidiano

Fúria do clima: “Ciclone bomba” deixa estragos do oeste ao leste do Paraná

Estragos foram registrados do oeste ao leste do Paraná

Fúria do clima: “Ciclone bomba” deixa estragos do oeste ao leste do Paraná

Reportagem: Fábio Donegá 

Cascavel – O alerta de um “ciclone bomba” que se formou no oceano, perto do Paraná, foi se cumprindo ao longo da terça-feira. Após ventos quentes, o temporal chegou, com chuva torrencial, vento forte e até granizo. Estragos foram registrados do oeste ao leste do Paraná.

Em Foz do Iguaçu, boa parte da cidade ficou sem energia elétrica devido à queda de árvores e galhos por toda a cidade. Placas voaram, árvores e galhos caíram sobre as avenidas e até sobre veículos, fios e cabos de energia ficaram soltos, com riscos de segurança para quem passava pelo local.

Em Cascavel, a chuva também veio forte e em 30 minutos causou bastante transtorno. As áreas mais atingidas foram oeste e sul, onde houve registro de alagamentos. No Bairro Santa Cruz, um córrego transbordou e interditou a rua. No mesmo bairro, obras na Rua Xavantes renderam uma enxurrada de lama e pedras que invadiu a casa de moradores da região. Não houve registro de feridos.

Segundo a Defesa Civil do Paraná, houve registros de ocorrências em Toledo, Serranópolis do Iguaçu, Tupãssi, Candói, Clevelândia, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Missal, Matinhos, Palmas, Santa Lúcia e Santo Antônio do Sudoeste, dentre outras cidades paranaenses.

Em Ubiratã, vídeos compartilhados nas redes sociais mostravam uma rua que parecia ter sido atingida por um tornado, com dezenas de galhos de árvores quebrados sobre o asfalto. Em Janiópolis o chão ficou coberto de pedrinhas de gelo.

O temporal chegou à capital do Estado mais no fim da tarde, quando o dia virou noite. A tempestade derrubou árvores, arrancou placas e destelhou casas. Trinta e sete bairros de Curitiba foram afetados, com pessoas desalojadas ou desabrigadas.

Frio

Depois da tormenta vem o frio. As temperaturas despencam a partir desta quarta em todo o Estado. No oeste, as mínimas podem chegar a 3ºC, com formação de geada nesta quinta-feira. Apenas no fim de semana que o frio intenso dá uma trégua, mas as temperaturas mais amenas vêm com risco de chuva.

Veja imagens do temporal pela região oeste: