Cotidiano

Furacão Otto provoca mortes na passagem por Nicarágua e Costa Rica

TOPSHOT-NICARAGUA-HURRICANE-OTTO-GEM30VG8T.1.jpg

BLUEFIELDS, Nicarágua ? O furacão Otto, já rebaixado a tempestade tropical, atingiu a Nicarágua e a Costa Rica com fortes ventos e chuvas torrenciais nesta sexta-feira. Casas ficaram danificadas e milhares de pessoas tiveram que deixar seus lares. Até o momento, sabe-se que o episódio deixou mortos, mas autoridades não sabem precisar o número de vítimas fatais.

O furacão, que enfraqueceu rapidamente após atingir o solo na costa sudeste do Nicarágua, se tornou uma tempestade tropical no início do dia, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). Na Costa Rica, o presidente Luis Guillermo Solis disse na quinta-feira que houve mortes, mas acrescentou que é muito cedo para dizer um número exato.

? Sinto muito em informá-los… que há pessoas mortas e desaparecidas ? disse Solis durante entrevista coletiva.

Otto, o sétimo furacão do Atlântico na temporada, chegou ao norte da cidade de San Juan de Nicarágua como uma tempestade de categoria 2 na escala de intensidade de cinco níveis, informou o NHC, sediado em Miami. Milhares de pessoas foram retiradas do caminho da tempestade. O furacão se enfraqueceu para tempestade tropical, com ventos de 113 quilômetros por hora.

Pouco após a chegada da tempestade, um terremoto de magnitude 7,0 ocorreu a 149 quilômetros de Puerto Triunfo, em El Salvador. A profundidade foi de 10,3 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

De acordo com os serviços de emergência de El Salvador, não houve registro de grandes danos em decorrência do tremor. O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, declarou estado de emergência nacional na quinta-feira por conta dos eventos climáticos no país. Otto provoca estragos e mortes