Cotidiano

Furacão: na Flórida, mercados lotados, produtos em falta e até briga em posto

2016-10-05-PHOTO-00000001.jpg

RIO E MIAMI – Preocupados com a passagem do furacão Matthew durante as próximas 48 horas, moradores da Flórida têm corrido aos mercados para estocar mantimentos durante a tempestade. A brasileira Camila Furnari mostrou imagens de mercados lotados de pessoas e com comida e objetos de necessidade já em falta. Segundo ela, houve até brigas no posto de gasolina mais próximo pela enorme fila formada. A tormenta atingiu em especial Cuba e Haiti, deixando mortos e centenas de milhares de deslocados.

? O pessoal está nervoso. Houve brigas, porque tem filas no posto de gasolina ? disse Camila, que mora em Weston, a 30 minutos de Miami. ? No mercado, já não se encontra mais comida, água, gás. As pessoas deixaram para a última hora e acabam loucas. Minha cidade é calma, mas está parecendo um pandemônio.

2016-10-05-PHOTO-00000003.jpg

Camila e o marido tiveram, assim como muitos outros moradores da região, instalar placas de madeira e metal para proteger a estrutura da casa contra os fortes ventos que virão em decorrência do furacão, passando dos 200 km/h. Ela tirou fotos para provar ao seguro que protegeu adequadamente a residência, em caso de destruição.

A Flórida suspendeu as atividades escolares, e os parques de diversão estão em alerta. As autoridades do condado de Brevard ordenaram a retirada de moradores de ilhas costeiras e áreas que podem sofrem inundações. Por enquanto, o site do Walt Disney World disse que todos os seus parques e resorts continuam funcionando em condições normais, mas pediu aos visitantes que estejam atentos às atualizações meteorológicas.

O governo brasileiro fez um alerta a cidadãos que estejam na área de risco pela passagem de Matthew. A chancelaria anunciou canais de atendimento e assistência aos potencialmente afetados, especialmente na Flórida. Até o momento, não há relatos de brasileiros que tenham sido vítimas da intempérie.

“O Brasil solidariza-se com as famílias das vítimas e manifesta suas mais sinceras condolências aos povos e aos governos de Cuba e do Haiti”, começa a nota do Ministério das Relações Exteriores.

2016-10-05-PHOTO-00000007.jpg

O Itamaraty afirma que, em caso de emergência, a página de emergências no exterior do Portal Consultar deve ser consultada para informações de contato das embaixadas e consulados do Brasil. MATTHEW

Segundo o Itamaraty, o Núcleo de Assistência a Brasileiros da Divisão de Assistência Consular (NAB/DAC) atende pelos telefones (61) 2030-8804, das 8h às 20h (horário de Brasília), pelo e-mail [email protected], e, em regime de plantão, das 20h às 8h, pelo celular (61) 98197-2284.

A chancelaria recomendou ainda precaução adicional aos brasileiros na América do Norte com a leitura do alerta consular sobre a temporada de furacões nos EUA ? que vai habitualmente de 1° de junho a 30 de novembro de cada ano.

“A despeito de as últimas temporadas terem sido calmas, não é possível prever, com segurança, quando outro furacão passará pelo estado da Flórida. É necessário, portanto, estar preparado. Conforme recomendação das autoridades locais, planejar-se com antecedência e manter estoques de suprimentos vitais para o caso de emergências é fundamental”, diz o órgão.

O consulado-geral do Brasil em Miami elaborou um guia de preparativos para a temporada de furacões em seu site.

-FLORIDA-PREPARES-FOR-POSSIBLE-HIT-BY-HURRICANE-MATTHEW-G302UN4PO.1.jpg

(Colaboraram Lucas Moretzsohn e Breno Salvador)