Cotidiano

Furacão Matthew tem forma de caveira em imagem de satélite

caveira.jpg

RIO ? Uma imagem de satélite da Nasa mostra o furacão Matthew com a forma de uma…caveira. O rosto sinistro se formou no Haiti e viralizou nas redes sociais. O furacão já passou por Haiti, Cuba e República Dominicana, deixando um rastro de destruição, e agora ganha força sobre as Bahamas. No total, já são 26 mortos.

Nesta quinta-feira, os metereologistas estenderam o alerta na Costa Leste dos Estados Unidos, da Flórida à Geórgia. Moradores da Flórida foram advertidos a se prepararem para um “impacto direto”, e milhões de pessoas na costa atenderam a alertas para viajar para o interior. Matthew também causou o cancelamento de 1.515 voos nesta quinta-feira, de acordo com o site FlightAware.

Nesta manhã, o furacão estava 160 km ao sudeste da capital das Bahamas, Nassau, cujo aeroporto foi fechado, assim como outros terminais. O primeiro-ministro do arquipélogo, Perry Christie, pediu aos moradores das costas meridionais que se afastem da região.

Com ventos de 185 km/h, é esperado que Matthew recupere a categoria 4, depois de ser rebaixado para 3, segundo as autoridades americanas. A escala vai até 5.

O governador da Flórida, Rick Scott, alertou que os danos poderiam ser catastróficos, e ordens de retirada foram emitidas ao longo da costa.

Estradas da Flórida, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul ficaram lotadas, enquanto postos de gasolina e supermercados ficaram sem suprimentos ante a aproximação do furacão.

A chegada de Matthew nos EUA está prevista para esta quinta-feira à noite, de acordo com o Centro Nacional de Furacões americano, trazendo impactos para 1,5 milhões de pessoas que vivem nas áreas sob alerta.