Cotidiano

Furacão Matthew perde força, mas ainda ameaça Cuba e Jamaica

201609301007550161_AFP.jpg

KINGSTON, Jamaica ? O furacão Matthew ficou levemente mais fraco neste sábado, conforme avança em direção à Jamaica e à Cuba, mas com os ventos atingindo 250 quilômetros por hora meteorologistas disseram que a tempestade ainda é poderosa o suficiente para destruir casas. Moradores das ilhas se preparam para sua chegada.

Furacão mais forte no Oceano Atlântico desde o Felix, em 2007, o Matthew pode chegar a terra firme na segunda-feira com uma grande tempestade na costa sul da Jamaica, onde fica a capital do país, Kingston, e sua única refinaria de petróleo. Ele também pode afetar destinos turísticos, como a Baía de Montego, ao norte.

Com o Matthew a cerca de 675 quilômetros a sudeste de Kingston, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) rebaixou sua classificação para categoria 4, da mais alta categoria 5 na escala Saffir-Simpson de intensidade de furacões, mas as autoridades jamaicanas disseram que estão tomando todas precauções possíveis.

201609302327508865_RTS.jpg

? O governo está em máximo alerta ? disse Robert Morgan, diretor de comunicações do escritório do primeiro-ministro. ? Esperamos que o furacão não nos atinja, mas se atingir, estamos tentando nosso melhor para garantir que estejamos bem posicionados.

Policiais, tropas e órgãos de prevenção a desastres estão de prontidão e abrigos estão sendo abertos em toda a ilha, disse Morgan. O centro da tempestade irá se afastar da Península de Guajira no início do sábado, cruzar o centro do Mar do Caribe e se aproximar da Jamaica no final do domingo, disse o NHC.

Na sexta-feira, apesar do tempo ensolarado e apenas algumas nuvens, muitos moradores de Kingston estocavam água e alimentos. A Jamaica foi fortemente atingida pelo furacão Gilbert, em 1988, e o último grande furacão na região foi o Sandy, em 2012. O Matthew pode ser a tempestade mais poderosa a cruzar a ilha desde de o início dos registros, disse o meteorologista Eric Holthaus, no Twitter.