Cotidiano

Furacão Matthew avança para a Flórida e deixa americanos em alerta

MIAMI ? Os Estados Unidos se preparam para a chegada do furacão Matthew nesta quinta-feira na costa leste do país. A tormenta que rebaixada para categoria 3, em uma escala de 5, deixou o Caribe com ventos de 185 km/h, mas pode voltar a ganhar forças, segundo informações do Centro Nacional de Furacão americano.

Matthew provocou ao menos 26 mortes em sua passagem pelas ilhas caribenhas .A maioria das mortes aconteceu no Haiti, país mais afetado pela grande tempestade. Considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a pior crise humanitária a atingir o Haiti desde o terremoto devastador de 2010, o furacão assolou Cuba e o Haiti golpeando cidades, terras de cultivo e balneários turísticos. Centenas de milhares de pessoas foram retiradas da trajetória da tempestade.

O país caribenho causa preocupação em especial porque dezenas de milhares de pessoas ainda vivem em barracas e habitações improvisadas desde o tremor de 2010, que matou mais de 200 mil pessoas.

Na manhã desta quinta-feira, o furacão estava 160 km ao sudeste da capital das Bahamas, Nassau, cujo aeroporto foi fechado, assim como outros terminais. O primeiro-ministro do arquipélogo, Perry Christie, pediu aos moradores das costas meridionais que se afastem da região.