Cotidiano

Furacão fecha parques da Disney, SeaWorld e Universal em Orlando

201610062000321140_AFP.jpg

ORLANDO ? Enquanto a Flórida se prepara para uma catástrofe natural que poderá ser provocada pelo furacão Matthew, os parques temáticos que atraem milhares de turistas do mundo para Orlando foram fechados nesta sexta-feira. A medida é uma precaução de segurança para a região em estado de emergência. Poucas tempestades com ventos tão intensos quanto os do Matthew já atingiram a Flórida e, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EU, a tempestade pode ser a mais forte a golpear o nordeste do estado em 118 anos.

A tormenta já passou por Haiti e norte do Caribe deixando um rastro de destruição e pelo menos 572 mortos. Nas primeiras horas desta sexta-feira, chegou à costa do estado da Flórida, nos EUA, com fortes chuvas e ventos.

Está previsto que o furacão Matthew provoque grandes estragos nos Estados Undos assim como no Caribe. Na quinta-feira, o presidente Barack Obama decretou estado de emergência federal na Flórida, Carolina do Sul e Geórgia, prevendo uma possível catástrofe natural.

Na Flórida, cerca de 2,5 milhões de pessoas receberam ordem de retirada e, na Carolina do Sul, foram um pouco mais de um milhão. Na Geórgia, onde monstruosa tormenta está prevista para chegar no sábado, moradores de seis cidades foram alertados a deixarem suas casas.

Cerca de 300 mil residências da Flórida ficaram sem eletricidade, relatou a mídia local. Em West Palm Beach, ruas e casas ficaram no escuro, e a rodovia 95 ficou vazia enquanto a tempestade atravessava a comunidade de 100 mil pessoas. Postos de gasolina e supermercados ficaram sem suprimentos ante a aproximação do furacão.

Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama disse que os centros populacionais do sul da Flórida tinham escapado do pior do furacão Matthew, embora a tormenta continue sendo “perigosa” e as tempestades sejam uma preocupação real.

? Acho que a maior preocupação neste momento não é apenas a força dos ventos do furacão, mas um aumento das tempestades ? disse Obama no Salão Oval da Casa Branca, ressaltando a ameaça para a área que vai de Jacksonville, no norte da Flórida, até a Geórgia. ? Eu enfatizo que este ainda é um furacão muito perigoso. Furacão Matthew chega à costa americana

Companhias aérias canceleram mais de 4,3 mil voos para esta sexta-feira e sábado à medida que furacão Matthew se aproxima da Costa Leste americana com fortes ventos e chuvas torrenciais. O Aeroporto de Fort Lauderdale encerrou suas operações já na manhã de quinta-feira. A companhia American Airlines informou que havia cancelado todos os voos à noite para vários aeroportos na Flórida, incluindo o de Miami, onde tem uma grande operação.

A passagem do furacão Matthew resultou na morte de pelo menos 572 pessoas no Haiti, segundo informações das autoridades locais à agências Reuters. Diversas áreas do país ficaram completamente devastadas. Em Jeremie, capital do departamento ao Sul de Grande Anse, a tormenta destruiu 80% dos edifícios, de acordo informações a ONG Care.