Cotidiano

Fundos cambiais têm o maior rendimento em novembro

SÃO PAULO – A instabilidade causada após a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos fez o dólar subir no mês e, com isso, os fundos cambiais lideram os ganhos em novembro. Essas carteiras acumularam rendimento de 6,70%. No entanto, no ano, perdem 12,34%. Já o pior investimento no mês ficou com os fundos de ações ativo, com queda de 6,05%, reduzindo um pouco os ganhos acumulados no ano, que agora somam 32,53% – o maior entre as categorias mais populares de aplicação.

? Com a eleição de Trump veio a incerteza e por isso uma forte reação negativa. Passado alguns dias, essa volatilidade começou a diminuir ? disse o coordenador do Laboratório de Finanças do Insper, Michael Viriato.

Os rendimentos dos fundos levam em conta o desempenho até o dia 24, último dado disponibilizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). A gestão dos fundos de ações de índice acompanha, basicamente, o Ibovespa, que no mês caiu 4,65%, mas no ano tem alta de 42,80%.

Já uma outra importante variável econômica, o dólar, subiu 6,20% no mês, mas no ano tem queda de 14,3%, deixando os fundos cambiais entre as piores opções de investimento, com desempenho inferior até que a tradicional caderneta de poupança, que rendeu 0,64% no mês e, no ano, 7,57%.

Viriato lembra que apesar da Bolsa estar com uma perspectiva boa, o investidor só deve investir em ativos atrelados à renda variável, seja a compra direta de papéis ou por meio de fundos, se souber qual o seu perfil de risco (conservador, moderado ou agressivo) e seus objetivos. Além disso, lembra que é preciso sempre iniciar com cautela.

? É sempre melhor começar de forma mais conservador. Se a ideia é ir para a Bolsa, o melhor é optar melhor por um multimercado, e aí o investidor vai sentir como reage a forte volatilidades. Se estiver disposto mesmo a correr o risco, pode ir para um fundo de ações ou fazer a sua própria carteira ? explicou.

Os fundos multimercado aplicam em mais de um ativo, reduzindo um pouco a volatilidade. Essa categoria teve uma queda de 0,28% no mês, mas tem alta de 12,37% no ano.

Fabio Colombo, administrador de investimentos, considera que em dezembro, os investidores devem ficar de olho na evolução do debate sobre a política monetária nos Estados Unidos – se a alta for mais forte que o esperado, a tendência é ocorrer uma desvalorização das moedas de países emergentes. A definição da equipe de Trump também é outro fator importante.

? A aprovação final da PEC dos gastos, os debates iniciais sobre a reforma da previdência, os desdobramentos da operação Lava Jato, com novas delações importantes são também variáveis para serem acompanhadas ? avaliou.

Quem mais ganhou em novembro

Fundos cambiais*: +6,70%

Dólar: +6,20%

Fundos de renda fixa baixa duração*: +0,84%

Poupança: +0,64%

Fundos renda fixa duração livre*: +0,62%

Fundos multimercado livre*: -0,28%

Ibovespa: -4,65%

Fundo de ações livre*: -5,35%

Fundo de ações índice ativo*: -6,05%

IGM-M: -0,03%

Quem mais ganhou no acumulado do ano

Ibovespa: +42,80%

Fundo de ações índice ativo*: +32,53%

Fundo de ações livre*: +25,95%

Fundos renda fixa duração livre*: +12,79%

Fundos de renda fixa baixa duração*: +12,64%

Fundos multimercado livre*: +12,37%

Poupança: +7,57%

Fundos cambiais*: -12,34%

Dólar: -14,30%

IGP-M: +6,60%

*rendimentos até 24 de novembro

Fontes: Anbima, CMA e FGV