Cotidiano

Fundos cambiais lideram ganhos em maio, mas perdem no ano

SÃO PAULO – Os fundos cambiais terminaram o mês com ganhos de 4,47%, o melhor desempenho entre as aplicações mais populares entre os investidores. Essa alta é decorrência da valorização do dólar no período, que foi de 5,06%. Na outra ponta, os fundos de ações atrelados a índices recuaram 5,77%. Boa parte dessas carteiras é atrelada ao Ibovespa, que registrou no mês uma queda de 10,06%.

? O resultado dos fundos cambiais em maio é explicado pelo aumento da possibilidade de nova elevação de juros nos Estados Unidos. O cenário externo contribuiu para que os investidores antecipassem a migração de aplicações em países emergentes para o mercado americano. Isso aumentou o preço do dólar e os fundos cambiais ganharam com isso ? explicou Pedro Raffy Vartanian, professor de economia da Universidade Mackenzie.

O desempenho dos fundos leva em conta o desempenho até o dia 25 de maio, dado mais recente divulgado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Essa componente externa também ajudou a derrubar a Bolsa, uma vez que os estrangeiros vendem ações para comprar os dólares, explica o professor. Além disso, ele acredita que houve um movimento de correção, após os fortes ganhos no mercado acionário registrados no mês anterior.

? Foi uma correção de tendência. Até março o real perdia valor e a Bolsa caía devido às incertezas políticas. Com a possibilidade de mudança de governo e possível ajuste fiscal, que ainda não aconteceu, a moeda brasileira se valorizou e as ações subiram. Em maio, houve uma correção desse processo ? avaliou.

No ano, o desempenho das aplicações é exatamente o contrário. O maior rendimento foi registado pelos fundos de ações índice ativo, com uma alta d e10,01%, bem próximo ao Ibovespa, que nos primeiros cinco meses do ano subiu 11,82%. Já os fundos cambiais amargam queda de 8,39%.

Na avaliação de especialistas, a volatilidade deve continuar forte no curto prazo. Do ponto de vista externo, a expectativa em relação aos juros nos Estados Unidos deve continuar pressionando o mercado de câmbio. Internamente, o ambiente político e a demora no processo de recuperação econômica podem impedir um movimento de valorização das ações negociadas em Bolsa.

Segundo Vartanian, para quem já tem ações, o melhor é não mexer nesse investimento e esperar uma recuperação de médio e longo prazo. Para quem vai aplicar um dinheiro novo, o ideal é buscar opções de renda fixa. Os fundos de renda fixa renderam quase 1% em maio e, no ano, acumulam ganhos de mais de 5%.

Já o administrador de investimentos Fabio Colombo acredita que a queda no preço das ações em maio representa uma oportunidade de compra, mas que deve ser feita com cautela.

? Em razão da queda forte do Ibovespa, em maio, a recomendação é de compra gradativa e parcial da carteira de ações ? disse, acrescentando que o investidor deve ficar atento às medidas econômicas, aos indicadores de crescimento e aos desdobramentos da crise política.

Quem mais ganhou em maio

Dólar: +5,06%

Fundos cambiais*: +4,47%

Fundos de renda fixa baixa duração*: +0,97%

Fundos renda fixa duração livre*: +0,93%

Fundos multimercado livre*: +0,69%

Poupança: +0,65%

Fundo de ações livre*: -2,78%

Fundo de ações índice ativo*: -5,77%

Ibovespa: -10,06%

IGP-M: +0,82%

Quem mais ganhou no acumulado do ano

Ibovespa: +11,82%

Fundo de ações índice ativo*: +10,01%

Fundo de ações livre*: +9,18%

Fundos multimercado livre*: +5,36%

Fundos de renda fixa baixa duração*: +5,35%

Fundos renda fixa duração livre*: +5,98%

Poupança: +3,27%

Fundos cambiais*: -8,39%

Dólar: -8,51%

IGP-M: +4,15%

*rendimentos até 25 de maio

Fontes: Anbima, CMA e FGV