Cotidiano

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação tem novo presidente

BRASÍLIA – Um dos postos mais prestigiados do segundo escalão do governo, a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia ligada ao Ministério da Educação com orçamento anual na casa dos R$ 30 bilhões, tem um novo dirigente. O governo nomeou Silvio de Sousa Pinheiro, ex-secretário de Urbanismo de Salvador ligado a ACM Neto, para o lugar de Gastão Vieira, do Pros.

A nomeação de Pinheiro é tratada no governo como um compromisso do DEM, partido do ministro da Educação, Mendonça Filho, com o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto. Num momento em que o líder da sigla no Senado, Ronaldo Caiado (GO), faz ataques diretos a gestão de Michel Temer, a escolha é encarada como um movimento para minimizar as críticas e trazer a sigla para mais perto do Planalto.

O FNDE é responsável pela execução de políticas educacionais do MEC. A autarquia cuida dos repasses de recursos a estados e municípios, da política do Fies, entre outras transferências da área educacional. Na gestão de Vieira, empossado em abril, o número de prestação de contas em atraso caiu 60 mil de um estoque de pouco mais de 200 mil. Ele também determinou medidas de transparência, tais como publicação de dados sobre obras.