Cotidiano

Fundo Aurelius pede falência da subsidiária da Oi na Holanda

RIO – O Aurelius, fundo americano especializado em ativos especulativos, entrou com um pedido junto ao Tribunal de Justiça de Amsterdã para abertura de um processo de falência da Oi Brasil Holdings Coöperatief U.A. (FinCo), subsidiária holandesa da companhia de telefonia brasileira Oi. A solicitação foi feita por meio da Syzygy Capital Mangement, gerida pelo Aurelius e que detém títulos emitidos pela FinCo, segundo comunicado do fundo desta segunda-feira.

A corte holandesa deverá apreciar a petição em breve, diz o comunicado. Caso o pedido do Aurelius seja aceito, um administrador judicial seria escolhido para atuar em defesa dos interesses dos credores da subsidiária da Oi no exterior. Isso permitiria a esses credores participar do processo de recuperação judicial iniciado pela companhia junto à Justiça no Brasil e investigar a gerência dos negócios da FinCo pelos atuais e ex-diretores, além de reafirmar as demandas contra a Oi e suas subsidiárias.

A empresa holandesa está incluída no pedido de recuperação judicial que a Oi enviou à Justiça do Rio no último dia 20 de junho. A solicitação já obteve parecer favorável do Ministério Público, mas ainda não foi aprovada. Em paralelo, a Oi obteve liminarmente a suspensão por 180 dias de ações e execuções judiciais contra a companhia no Brasil. E já conseguiu proteção similar junto à Justiça nos Estados Unidos e na Inglaterra.