Policial

Fundetec inaugura Fábrica de Paver que integra a ressocialização de apenados

A fábrica será mais uma opção de trabalho para os reeducados que já trabalham nos campos experimentais

Fundetec inaugura Fábrica de Paver que integra a ressocialização de apenados

A Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico) inaugura oficialmente na próxima quinta-feira (3), às 14h30, a Fábrica de Paver, instalada na Fundação. O projeto tem como objetivo utilizar a mão de obra de detentos da PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) e dar a eles a chance de se qualificar em uma nova profissão.

A Fábrica de Paver será mais uma opção de trabalho para os reeducados que já trabalham nos campos experimentais, no plantio das lavouras, em pequenas obras e manutenções gerais da Fundação. Atualmente seis detentos se deslocam de segunda a sexta, das 8h às 16h, até a Fundetec e a Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) para a realização desses serviços.

Os blocos pré-moldados produzidos na fábrica serão destinados aos serviços feitos pela Prefeitura Municipal como, por exemplo, na construção e/ou reforma de calçadas de escolas, cmeis, postos de saúde e demais prédios públicos. A matéria prima para a fabricação dos pavers são areia, pó de pedra e um cimento de secagem rápida.

De acordo com o gerente administrativo da Fundetec, Márcio Filipe Grando, essa iniciativa além de beneficiar os apenados irá gerar economia ao município, pois será necessário apenas a licitação da execução das obras e não dos materiais. A Fundação licitou os equipamentos (betoneira, aparelho pneumático de pavers, compressor, etc) e cedeu o espaço para a instalação da fábrica.

 

Certificado

As atividades desenvolvidas pelos detentos há quatro anos, por meio de um convênio com o Depen (Departamento Penitenciário), geraram a Fundetec um Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho Prisional, no qual reconhece e destaca a importância do processo de ressocialização e reintegração desses homens.

“Esse certificado representa muito para nós, porque enquanto Fundação, temos que desempenhar o papel social e esse selo só vem a engrandecer, mostrar que esse trabalho vem sendo feito e que pretendemos continuar nesse caminho”, destacou o gerente administrativo, Márcio Filipe Grando.