Saúde

Fundetec foi fundamental contra covid e para retomada econômica

Máscaras com escudo facial foram uma das novidades - Foto: Secom
Máscaras com escudo facial foram uma das novidades - Foto: Secom

Em 2020, a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), assim como as demais secretarias de Cascavel, precisou lidar com o “novo normal” para poder prosseguir com suas atividades sem prejudicar o andamento dos projetos para Cascavel e suas incubadas.

Diante do cenário, eventos como o Technovação, foram cancelados e novas regras foram impostas. Em meio às incertezas, máscaras, álcool e distanciamentos, a Fundação confirmou seu principal foco: inovar e incentivar.

Confira alguns dos projetos que a Fundetec colocou em prática e à disposição dos cascavelenses.

Ações na pandemia da covid-19

Em abril, a Fundetec deu início à fabricação de máscaras com escudos faciais. Desde então, impressoras 3D e uma máquina a laser produziram, sem parar, cerca de mil viseiras que foram entregues a profissionais que se enquadravam em serviços essenciais. Também confeccionou cerca de dez caixas de intubação, que foram cedidas às Secretarias de Saúde de Cascavel e Corbélia e para Toledo.

Outra ação foi a produção de 2 mil litros de álcool 70% pelo Laboratório Físico Químico, graças à doação da matéria-prima da empresa Estrada Distribuidora. O produto foi repassado ao Provopar e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico que distribuiu aos vendedores ambulantes para a higienização de seus equipamentos.

A Fundetec produziu 110 protetores em acrílico para os serviços de atendimento diretos da Seaso, como Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da Secretaria de Finanças e da Acesc.

Radar de Inovação

O programa Radar de Inovação foi criado pela Fundetec com a realização de Acic Labs, Sebrae, Sicoob e apoio da Mackwave. Começou as atividades antes da pandemia e teve 57 projetos inscritos, sendo 20 selecionados na primeira fase e,desses, seis foram finalistas e graduados.

O edital contou com duas fases e as seis startups finalistas receberam mentorias, além de um auxílio financeiro mensal de R$ 3 mil que foram investidos nas ideias.

Espaço Criar

Em junho, foi lançado o Espaço Criar, com uma iniciativa da Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundetec e em parceria com o Sistema Fiep (Federação da Indústrias do Estado do Paraná), o Espaço Criar (Criatividade, Inovação e Robótica Aplicada) é uma ferramenta que tem como foco a inovação e a interatividade de pessoas com criatividade para o desenvolvimento de novas tecnologias, a chamada prototipação – atividade de criação de protótipos de aplicativos de software.

O Espaço Criar dá oportunidade para que as pessoas que tenham interesse e vocação pela inovação possam transformar suas ideias em produtos ou projetos. O ambiente está localizado no primeiro andar do Teatro Municipal Sefrin Filho, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DIS Versão 2.0

O equipamento composto por câmeras e sinalizadores sonoros trouxe mais tranquilidade a pedestres e motoristas que trafegam todos os dias pelo Calçadão e pelo Bairro Interlagos. Com o objetivo de expandir esse recurso para os demais bairros, a Fundação, em parceria com a Semppro e a Semed, está implantando o DIS Versão 2.0 nas principais avenidas e ruas que foram ou estão sendo revitalizadas este ano em Cascavel.

Com novo formato e mais econômico, os dez novos dispositivos têm três câmeras HD cada um e, assim como o primeiro modelo, emitirão recados importantes à população, como informes sobre vacinação, matrículas escolares e cuidados no trânsito.

Soluções do Futuro

O Estande Soluções do Futuro, instalado no Calçadão em março, levou à população diversas atrações como workshops, palestras, cursos, oficinas, webinares e demais atividades voltadas para a tecnologia e a inovação. Com parceria entre universidades e demais instituições de ensino, o projeto alcançou seis mil pessoas entre participações presenciais e remotas.

Progeti

Em novembro, a Fundação instituiu o Progeti (Programa Estratégico de Geração e Emprego em Tecnologia da Informação), que tem como objetivo a capacitação de instrutores e monitores. O projeto é uma ação de incentivo à formação de profissionais para a geração de empregos na área de Tecnologia da Informação. Em 2021, os jovens de 13 a 23 anos poderão fazer o curso.